Duráveis, de simples manutenção, pavers suportam grandes dimensões e pesos de equipamento. A modalidade de pavimentação facilitará a vida do agricultor, das famílias e incentivará inclusive o turismo rural.
Com recursos disponibilizados pelo Governo do Paraná somados à contrapartida do município de Ibiporã, a obra terá um investimento de três milhões de reais que contemplam escavação horizontal em solo de 1ª categoria com trator de esteiras; compactação de solo; regularização e compactação de subleito; execução e compactação de base para pavimentação de brita graduada; execução de piso intertravado com bloco retangular de espessura e drenagem.
Para alcançar o início dos trabalhos, reuniões foram promovidas pela administração municipal e aconteceram desde o ano de 2021 - com os agricultores da região e aqueles lindeiros que utilizam da estrada - para identificação das necessidades e desenvolvimento dos projetos.
"Esta é mais uma ação de expansão das fronteiras do desenvolvimento. É alcançarmos o meio rural, levando aquilo de melhor que estamos projetando, para facilitar a vida das famílias e dos produtores que ali residem e/ou trabalham. É também incentivar o turismo rural e principalmente, tornar mais seguro aquele acesso à Água das Abóboras. Tudo isso como iniciativa da administração municipal, mas grande apoio do Governo do Paraná”, comentou o prefeito José Maria Ferreira.
A assinatura da ordem de serviço aconteceu no CTTI, na tarde desta segunda-feira (26), e contou com a presença do secretário de Obras e Planejamento, Paulo Victor e demais secretários e diretores municipais; do vereador, Augusto Semprebon; da presidente do Sindicato Rural de Ibiporã, Florisa Hoshino e de Álvaro Wenzel, representante da empresa responsável pela obra, Maria Gabriela Pereira Santos.
“Viabilizamos a pavimentação com paver, em pleito feito no Governo do Estado - que tem como padrão as pedras irregulares - justamente por ser de fácil manutenção e tornar o tráfego por estas estradas, mais dinâmico. As pedras irregulares são, para a nossa região, de difícil instalação e de adaptação do motorista. Esta é mais uma ação de transformação também neste 2022. Serão mais de quatro quilômetros pavimentados com o piso intertravado por esta obra que chega, também, neste ano em que Ibiporã completa 75 anos, seu jubileu de diamante. Esta é mais uma conquista!”, concluiu o prefeito José Maria Ferreira.