Planejamento

Publicado em: 26/06/2023 15:13 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Administração municipal inicia reforma e modernização da sede da Prefeitura Municipal de Ibiporã

A obra faz parte do projeto de reestruturação pública e urbana da cidade

Neste mês de junho, teve início, em Ibiporã, a aguardada obra de reforma da sede da prefeitura. A responsabilidade pela execução fica por conta da empresa vencedora da licitação, AR ENGENHARIA EIRELI, em um investimento de R$9.000.353,89.

A previsão é que a reforma seja concluída em novembro de 2024.

O prédio, com o passar de tantos anos sem uma reforma geral e até mesmo preventiva, apresenta muitos problemas de infiltrações, goteiras, rachaduras, instalações hidráulicas e elétricas precárias e deixa de atender normas técnicas construtivas e também preventivas contra incêndio.

Além da reforma, serão realizadas melhorias em seu entorno, bem como no sistema de segurança. Também está prevista a reforma geral do estacionamento, com a implantação de um sistema de controle de entrada e saída de veículos.

Um dos aspectos importantes a serem abordados na reforma é o telhado. Devido às inúmeras goteiras e problemas na fiação elétrica, será dada uma atenção especial a esse item. Os projetos incluem a substituição das telhas por telhas termo acústicas, a instalação de calhas e condutores com melhores dimensionamentos, além da implantação de placas fotovoltaicas para geração de energia para as instalações.

A administração municipal continua investindo e priorizando as necessidades da cidade e de cada região. Já é possível acompanhar o andamento de grandes obras que estão em andamento, como construção de escolas, melhorias nos serviços de saúde, investimentos em esporte, lazer, recuperação de estradas, recapeamento de vias, entre outros.

Com a reforma e modernização da sede, os espaços serão abertos e setorizados, permitindo uma melhor integração entre os funcionários e departamentos, proporcionando melhores condições de trabalho para todos e maior fluidez nos processos. Os munícipes também serão beneficiados com um atendimento mais dinâmico e eficiente, além de espaços melhorados.

O projeto da reforma foi elaborado pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Ibiporã e se destaca por seguir uma abordagem moderna e otimizada. O objetivo é proporcionar um atendimento de excelência aos contribuintes e um ambiente saudável para os servidores públicos, garantindo um local de trabalho adequado para uma rotina de qualidade.

CONHEÇA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA SEDE DA PREFEITURA DE IBIPORÃ:

A edificação que atualmente abriga os serviços públicos, o atendimento aos munícipes e o Poder Executivo de Ibiporã, possui uma história significativa. Em seu passado, foi a sede do Colégio Maria Imaculada, tendo sua pedra fundamental lançada pelo então bispo Dom Geraldo Fernandes em 1961. Após quatro anos de construção, o "Colégio das Irmãs" foi inaugurado em 1965.

Em 1972, com a extinção do ensino regular, o prédio foi destinado ao Ensino Especial. Um grupo liderado pelo Dr. José Justino Alves Pereira instalou uma escola para crianças com deficiência, marcando o primeiro endereço da APAE em Ibiporã. Essa ocupação permaneceu até a década de 80, quando, na gestão do prefeito Daniel Pelisson (1983-1988), as irmãs venderam o prédio para o município.

Durante esse período, foram realizadas adaptações para adequar a estrutura à administração pública. Em 1984, o prédio foi inaugurado como sede da Prefeitura, representando um marco na história da cidade. Desde então, tem sido um local importante para o desenvolvimento das atividades governamentais e para o atendimento às demandas da população ibiporaense.

Um fato importante a ser considerado é que já em uma fase de reforma e demolição do piso, foi encontrada a assinatura do mestre de obras José Candido, no concreto do baldrame, o profissional foi um dos mestres de obra da construção da Igreja Matriz e que na mesma época fez parte da equipe da construção do Colégio Maria Imaculada.