Assistência Social

Publicado em: 15/01/2024 14:17 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Nova gestão do Conselho Tutelar é empossada em Ibiporã

A manhã desta quarta-feira (10/1) marcou a posse dos novos conselheiros titulares e suplentes em Ibiporã, reforçando o compromisso com os direitos das crianças e adolescentes.

Cinco conselheiros titulares foram empossados, liderados por Jonathan Malheiros Telles, seguido por Isadora Luchini Pedro, Juliana Zeferino, Damião João de Souza e Rafael Felipe Moreira Forin. Além disso, Giovana Henrique Santos e Vantharen Leite Subires assumiram como conselheiros suplentes. A nova gestão representa um ano adicional de compromisso com a proteção e promoção dos direitos da infância e adolescência no município.

A posse ocorreu simultaneamente à entrega da nova sede do Conselho Tutelar, localizada no espaço anteriormente ocupado pela Biblioteca Cidadã Zilda Arns. O nome do espaço homenageia a cidadã paranaense de uma cidade vizinha, que dedicou sua vida ao trabalho voluntário em prol dos direitos das crianças e adolescentes. A mudança destaca o compromisso da nova gestão em dar continuidade ao legado de Zilda Arns, enfatizando a importância da proteção infantojuvenil.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar, composto por cinco membros, desempenha um papel crucial no atendimento e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Além disso, os conselheiros têm a responsabilidade de encaminhar situações aos pais ou responsáveis quando necessário.

A escolha dos novos membros envolveu o poder executivo municipal, a secretaria municipal de assistência social e o conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, em conformidade com as diretrizes do Ministério dos Direitos Humanos, assegurando a observância da legislação vigente.