Saúde

Publicado em: 17/01/2024 16:52 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Janeiro Branco: Mês de Conscientização da Saúde Mental e Emocional

A campanha visa dissipar tabus e estimular conversas abertas sobre questões relacionadas à saúde mental

Janeiro é o mês dedicado à conscientização da saúde mental e emocional, conhecido como "Janeiro Branco". Neste período, diversas campanhas e ações são realizadas pela Prefeitura Municipal de Ibiporã com o intuito de reforçar o cuidado com a mente, combater o estigma em torno das questões psicológicas e incentivar a busca por ajuda profissional quando necessário.

Dentre dessas ações, destaca-se a atuação do Psicólogo André e a Psiquiatra Dra. Cynty que irão fazer uma roda de conversa dia 25/01 (quinta-feira) no Caps Infantil (R.São Vicente de Paula, 215), com as famílias. Além disso, estão abordando sobre o assunto nas oficinas e grupos terapêuticos no CAPSi.

A equipe da secretaria de Saúde segue abordando sobre o tema nos próprios atendimentos e oficinas. Ao longo do ano, promovem passeios com os pacientes para a exposição. Ações que visam a prevenção de recaídas no tratamento e estimulam uma integração com a sociedade, essencial para a manutenção da saúde mental. Alem disso, abordam sobre o tema nos próprios atendimentos e oficinas e também conscientizam os familiares a respeito da importância da saúde mental.

A importância do Janeiro Branco reside no fato de que a saúde mental é fundamental para o bem-estar geral de cada indivíduo. A pressão cotidiana, os desafios da vida moderna e as adversidades podem afetar significativamente o equilíbrio emocional de uma pessoa.