Publicado em: 25/01/2024 13:33 | Fonte/Agência: Divulgação/SMCT

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo lança o “1º Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã”

Quais comidas melhor representam Ibiporã? Qual prato pode ser considerado como típico da cidade? Para buscar responder a essas perguntas e estimular os amantes da cozinha e da boa gastronomia a mostrarem o seu talento com as receitas, a Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e do Museu Histórico e de Artes (MHAI), lança o projeto “Prato Típico de Ibiporã”, que contará com uma competição aberta ao público que elegerá o (ou os) prato(s) típico(s) do Município.

O “1º Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã” – categorias “Entrada” (petisco/ porção/ aperitivo) e “Prato Principal” será realizado de forma aberta a todos os interessados, que sejam residentes em Ibiporã (PR). Cada participante poderá inscrever uma receita em cada categoria, caso queira participar nas duas.

Conforme o regulamento, o festival será realizado em três etapas, desde a fase de inscrição das receitas até a execução dos pratos por parte dos selecionados, e contará com o apoio técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC Londrina), que acumula larga experiência na área gastronômica, e também da Secretaria Municipal de Trabalho, Qualificação, Empreendedorismo e Inovação de Ibiporã, que cederá o espaço para a realização das provas.

1ª ETAPA – Inscrições

As inscrições, gratuitas, acontecem no período de 24 de janeiro a 22 de fevereiro, de acordo com os critérios presentes no edital, por meio de formulário disponível no site da SMCT https://www.cultura.ibipora.pr.gov.br e nas redes sociais da secretaria.

2ª ETAPA – Classificação e triagem das receitas

No período de 23 a 29 de fevereiro, uma comissão técnica composta por dois representantes da área de gastronomia do SENAC Londrina-PR e três pessoas indicadas pela SMCT, com conhecimento específico relacionado à gastronomia, selecionará os classificados para, posteriormente, prepararem e apresentarem o prato de forma presencial, sendo oito finalistas na categoria “Prato de Entrada” (petisco/ porção/ aperitivo) e oito finalistas na categoria “Prato Principal”.

3ª ETAPA - Preparo do prato e apresentação para julgamento

Preparo do prato e apresentação para julgamento na categoria “Entrada”, no dia 12 de março; e na categoria “Prato Principal”, no dia 13 de março de 2024, podendo ser prorrogada esta data em caso de necessidade.

O prato escolhido será aquele que obtiver a maior nota após avaliação da comissão julgadora.

Premiação

Todos os finalistas selecionados para a última etapa receberão um certificado de participação no “1º Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã” - categorias Entrada e Prato Principal e serão citados em uma publicação impressa que será produzida pela SMCT e lançada este ano, com a finalidade de divulgar os pratos típicos de Ibiporã e promover o turismo local.

Já os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus personalizados, além de terem as fotografias dos pratos, bem como a dos seus autores (os vencedores do concurso) publicados no material impresso.

A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, ressalta que a proposta do festival é reunir famílias, pessoas, profissionais do ramo e estabelecimentos que tenham desenvolvido e passem a servir algum prato típico (salgado) que identifique a cidade ou que ao menos já tenha uma tradição e preferência por parte do público local. “Várias culturas e povos (mineiros, paulistas, italianos, japoneses, libaneses, espanhóis, portugueses, eslavos) formaram Ibiporã, e trouxeram suas raízes culturais e costumes, entre eles os modos de fazer, falar, tradições, manifestações religiosas e também a culinária. Este projeto é mais uma forma que a administração municipal encontra de promover a cultura local e valorizar o patrimônio imaterial do Município”, conclui a secretária.

1º Festival Gastronômico Prato Típico de Ibiporã

Inscrições: 24/01 a 22/02

Onde: cultura.ibipora.pr.gov.br

Mais informações: 31780215 ou na sede da SMCT – Av. Dom Pedro II, 368. Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8 às 17h.