Cultura e Turismo

Publicado em: 15/08/2011 09:03

Concerto Didático para alunos hoje, no Cine Teatro

Concerto Didático para alunos hoje, no Cine Teatro Concerto Didático para alunos hoje, no Cine Teatro

Alunos da rede municipal de Ibiporã terão o privilégio de ver nesta segunda-feira, 15 de agosto, às 15 horas, no Cine Teatro Pe José Zanelli, o 'Concerto Didático', com músicos da Orquestra 'Solidariedade Sempre', de Londrina, que explicarão como funcionam os instrumentos de uma orquestra.

Formada por 22 adolescentes, a banda foi constituído há dois anos pela Associação Solidariedade Sempre, com o objetivo de profissionalizar e transformar a vida de jovens e crianças por meio da música.

Para o musicista e coordenador da associação, João Miguel Aiub, a orquestra é uma ampliação do trabalho social que vem sendo desenvolvido pela equipe da Solidariedade Sempre. "A associação existe desde 2003 e foi criada com a missão de ensinar princípios e valores, a fim de preparar jovens para o exercício da cidadania, e da criatividade. A orquestra com os adolescentes foi formada em 2009 e tem em seu repertório músicas orquestradas e músicas de grandes nomes da MPB como: Tom Jobim, Pixinguinha e Vinícius de Moraes", aponta Aiub.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Júlio Dutra destaca a importância de um concerto como este para as crianças. "Após terem contato com a música tocada por uma orquestra, a sensibilidade, os horizontes e a criatividade destas crianças e adolescentes muda, passa a ser outra, pois a música é algo que ensina esses jovens a ouvirem e a serem ouvidos também. Vale destacar ainda que é importante que as crianças vejam um concerto como este para terem também boas referências."afirma o Secretário.

Essa mesma orquestra se apresentou na sexta-feira, 12 de agosto, em frente ao Cine Teatro, na abertura da exposição 'Uma Releitura do Tarô', do artista plástico Henrique de Aragão.

As apresentações em Ibiporã são uma realização do governo municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação Cultural.