Publicado em: 30/06/2009 08:15

Região da Ferroviária ganhará cara nova

Região da Ferroviária ganhará cara nova Região da Ferroviária ganhará cara nova

Em breve  iniciará a  reforma da Praça Eugênio Esperandio, que fica em frente à antiga Estação Ferroviária de Ibiporã e que foi local de passagem de tantos que aqui chegaram de trem.  O projeto de revitalização é do secretário de Planejamento, Julio Dutra, que  conservou o traçado, resgatou alguns mobiliários existentes e originais da praça e projetou um Marco aos Pioneiros, no centro da praça.
   Ao lado da praça, a antiga Estação Ferroviária e todo o seu entorno também  serão reformados, através de um projeto  da Prefeitura Municipal, aprovado pelo Ministério do Turismo, que  contempla a revitalização de espaços culturais. A Ferroviária será toda restaurada e  abrigará o Museu do Café e um  espaço para eventos culturais.
   Ao lado será construído um Centro  Sócio-Educacional, que administrará todo o espaço e terá atividades conjuntas entre a Secretaria de Educação e  a Secretaria de Cultura, com espaços amplos para oficinas e cursos, sala , auditório para 150 pessoas e estrutura para eventos sócio-educativos.
   Será construído também um centro de produção que atenderá ao Centro de Convivência do Idoso (CCI), com atividades artísiticas e cursos de artesanato e gastronomia. O Centro de Convivência, que terá participação importante neste complexo, ganhará piscina térmica e uma Academia da Terceira Idade (ATI).
   De acordo com o arquiteto Julio Dutra, o espaço ganhará  uma estrutura que dará orgulho aos ibiporaenses, principalmente aos pioneiros que por ali chegaram e hoje  vêm com tristeza o abandono em que se encontra o espaço.
   A secretária de Cultura e vice-prefeita Sandra Moya esteve em Curitiba na inventariança da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e trouxe cópias da documentação  que cede o espaço ao município e que em breve será definitivamente doada à Prefeitura pelo Ministério do Planejamento.
   O projeto está em fase de análise pela REDUR (orgão responsável por aprovar e fiscalizar projetos oriundo de emendas federais) e pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
   “Ibiporã, por ser uma cidade jovem ainda, precisa ter cuidado com fatos que no futuro contarão a nossa história. Devemos preservar e zelar por alguns pontos importantes, e a Estação é um destes pontos que não deve ser descaracterizado e sua história precisa ser contada aos ibiporaenses do futuro”, afirmou Dutra.

Espaço será todo revitalizado e receberá vários espaços culturais