Na última quarta-feira (10), aconteceu o lançamento do Programa de Desenvolvimento Coordenado de Letramento e Alfabetização de Ibiporã - DeCoLA Educação, para os professores e educadores da Rede Municipal de Educação de Ibiporã, nas dependências da Igreja Presbiteriana Independente - Espaço Vida.
O programa, originado da parceria entre a administração municipal e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL), tem como objetivo a implementação do trabalho de formação dos professores e educadores da Rede Municipal de Ensino em Ibiporã, com ênfase na Alfabetização em Língua Portuguesa embasada no Pós-Método (utilização de vários métodos, como método fônico e método global, a depender das necessidades dos alunos) e Alfabetização Matemática, para aquisição dos conhecimentos e habilidades básicas.
O DeCoLA Educação, que tem como madrinha a primeira-dama, presidente de honra e voluntária da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, abrange as modalidades da Educação Infantil (considerando as turmas de Maternal, Pré I e Pré II) desdobrando-se ao Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano), de acordo com as necessidades encontradas no decorrer da formação. Além disso, o programa irá focar na recuperação da defasagem causada pelos dois anos de pandemia, para os alunos do 2º ao 5º ano.
Na cerimônia de abertura, o prefeito José Maria Ferreira assinou junto ao diretor vice-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL, professor Luiz Carlos Migliozzi, o Termo de Fomento 001/2022, no valor de R$ 399.404,91 (trezentos e noventa e nove mil, quatrocentos e quatro reais e noventa e um centavos), que será executado no período de 01 de agosto de 2022 a 01 de agosto de 2023.
“O esforço é da administração, mas é também de cada um dos professores e educadores que estão dentro das escolas e salas de aula. Precisamos formar a base e construir o alicerce”, afirmou o prefeito José Maria Ferreira.
Ao final do evento, foi realizada uma aula inaugural, ministrada pelos professores da FAUEL e executores do programa, Michele El Kadri, Átef El Kadri e Vivian Saviolli, para explicação do programa e dos métodos a serem utilizados. A Formação Continuada será desenvolvida no decorrer do ano letivo, totalizando 30 horas em formato online e 4 horas em formato presencial de carga horária obrigatória.
“Tenho a convicção que o DeCoLA Alfabetização é a obra mais importante da Educação de Ibiporã. A mudança do amanhã de toda uma geração - tão atingindo pela pandemia - começa hoje. Esse programa vai garantir que as nossas crianças tenham uma alfabetização no mais alto nível, comparável aos das melhores escolas da rede privada, proporcionando, de forma concreta, solida e segura, a realização de seus sonhos”, registrou o secretário Prata Neto.
Estiveram presentes também a Diretora de Apoio à Ação Pedagógica da Pró-reitoria de Graduação da UEL, professora Lilian Kemmer Chimentão, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Luiz Chimentão, os vereadores Augusto Semprebon, Diego Barbosa da Fonseca, Ilseu Zapelini e Rafael Eik Ferreira e o pastor Romio Cardoso.
“O alicerce da educação é a boa alfabetização que nos leva a desenvolver um bom raciocínio, a ter amor à leitura e à ampliação do vocabulário, o que gera o aumento da capacidade de expressão. É promover a excelência na Educação por meio das realizações da administração municipal, a oportunidade a cada aluna e aluno por meio de ações, através da secretaria de Educação”, concluiu o prefeito José Maria Ferreira.