CAPS ADULTO

 

Centro de Atenção Psicossocial Cecília Peruco Deliberador

  

ATENDIMENTO: Segunda a sexta-feira | 07h às 17h

ENDEREÇO: Rua Francisco Candido Pereira, nº 22, Centro, Ibiporã-PR

TELEFONE: (43) 3178-0367 | 3178-0244

E-MAIL: [email protected]

COORDENADOR(A): Andrea Moreira Januário
 

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) é uma unidade de saúde mental especializada no atendimento diário a pacientes com quadros de transtornos mentais graves e persistentes e/ou que fazem uso abusivo (prejudicial) de álcool e outras drogas. Seu objetivo é voltado para ações de prevenção, assistência e reabilitação, com ênfase no desenvolvimento de autonomia do usuário e a sua reintegração e reinserção social. 

O CAPS adulto atende pessoas partir de 18 anos, residentes no município de Ibiporã, que apresentam transtorno mental grave, incluindo aqueles decorrentes do uso de álcool; crack e outras substâncias psicoativas; tentativas de suicídio; transtorno de humor grave entre eles: bipolaridade e depressão; pacientes esquizofrênicos; entre outros.

Realiza ações de reabilitação psicossocial por meio de oficinas terapêuticas; atendimentos psicológicos; assistências; atendimentos psiquiátricos; grupos terapêuticos; psicoterapia; atendimento domiciliar; visitas domiciliares; grupos de família; sempre visando a recuperação da saúde mental e reinserção do paciente na família e comunidade.

Para alcançar esse objetivo, o CAPSI possui uma equipe multiprofissional composta por 04 psicólogos, 02 médicos psiquiátricos, 01 enfermeiro, 01 técnico de enfermagem, 01 assistente social, 01 fisioterapeuta, 01 educador social, 01 nutricionista , 01 acupunturista, 01 técnico administrativo e 01 zeladora.

Além desses profissionais existentes no CAPS, buscamos sempre parceiras com a rede pública de serviços no município e também na rede privada para que possamos cada vez mais inserir os pacientes em atividades que visem o desenvolvimento social, intelectual, como por exemplo, aulas de dança, xadrez, teatro, entre outras.

Realizamos também atividades de lazer, pois auxilia na questão do autocuidado, autoestima, reestabelece o equilíbrio mental, além de ser uma forma de divertimento e descanso. Já levamos os pacientes à Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, passeios em shoppings, cinema, jardim botânico, teatro, casa culturais etc.

Para ser atendida no CAPSI a pessoa pode procurar diretamente pelo serviço ou ser encaminhado pela rede de serviços do município. No primeiro momento é realizado o acolhimento onde o paciente ou algum membro da família relata tudo o que está acontecendo que o fez procurar pelo CAPSI. A partir desse atendimento é discutido o caso com a equipe multiprofissional e analisado se o paciente nesse momento apresenta ou não transtorno mental grave e  realizado o gerenciamento do caso. Se ele permanecer no serviço é elaborado O Projeto Terapêutico Singular – PTS, que seria o conjunto de propostas que visam ao cuidado do indivíduo por meio de condutas terapêuticas articuladas e direcionadas às suas necessidades individuais ou coletivas, como, por exemplo, no grupo familiar (BRASIL, 2009b).

Se a pessoa nesse momento não apresentar transtorno mental grave, mas está em sofrimento emocional leve ou moderado ela será direcionada aos serviços existentes no município, como por exemplo, poderá ser encaminhada à equipe de saúde mental da Unidade Básica de Saúde.

O tempo de duração do tratamento no CAPS I é indeterminado. Algumas variáveis precisam ser verificadas para o planejamento da alta e seguimento do acompanhamento do paciente na Atenção Primária, dentre elas: a estabilização do quadro, o suporte familiar e social, o fortalecimento da autonomia do paciente, entre outros.


 

INFORMATIVOS:

  • O bem estar da saúde mental de uma pessoa está relacionado à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros.
  • Por meio dos atendimentos do CAPS o paciente resgata sua dignidade humana, tem acesso a abordagens terapêuticas multiprofissionais humanizadas, que possibilitam a melhora do quadro e o reestabelecimento da sua saúde mental.
  • Se precisar, peça ajuda, falar é a melhor solução!