Vigilância Epidemiológica

 

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA  

 

ATENDIMENTO: Segunda a sexta-feira | 08h às 17h

ENDEREÇO: Avenida dos Estudantes, nº 351, Centro, Ibiporã-PR [Prédio da Secretaria de Saúde]

TELEFONE: (43) 3178-0369

E-MAIL: [email protected]

COORDENADOR(A): Vanessa Cristina Luquini

 

A vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientação técnica permanente para os responsáveis pela decisão e execução de ações de controle de doenças e agravos. Para subsidiar esta atividade, deve tornar disponíveis informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças ou agravos, bem como dos seus fatores condicionantes, em uma área geográfica ou população determinada.

As doenças que estão definidas como de notificação compulsória internacional, são incluídas, obrigatoriamente, nas listas nacionais de todos os países membros da OPAS/OMS. Todas as suspeitas de epidemia ou de ocorrência de agravo inusitado devem ser investigadas e imediatamente notificadas aos níveis hierárquicos superiores, pelo meio mais rápido de comunicação disponível. Mecanismos próprios de notificação devem ser instituídos, definidos de acordo com a apresentação clínica e epidemiológica do evento. O Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) é o principal instrumento de coleta dos dados das doenças de notificação compulsória.

As ações do Programa Nacional de Imunização são realizadas pela vigilancia epidemiológica no município. O objetivo principal do Programa é de oferecer todas as vacinas com qualidade a todas as crianças que nascem anualmente em nosso país, tentando alcançar coberturas vacinais de 100% de forma homogênea em todos os municípios e em todos os bairros. Além das ações de vacinação para adolescente, adultos e idosos. O armazenamento das vacinas recebidas, distribuição e estratégias de vacinação são organizadas por este setor.
 


FUNÇÕES:

  • Coleta de dados;
  • Processamento de dados coletados;
  • Análise e interpretação dos dados processados;
  • Recomendação das medidas de controle apropriadas;
  • Promoção das ações de controle indicadas;
  • Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
  • Divulgação de informações pertinentes.