Publicado em: 10/10/2011 14:35

7ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

7ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente 7ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

A conferência ocorre a cada dois anos e é realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura, do Ministério Público e do Conselho Tutelar local.

Compuseram a mesa das autoridades o prefeito José Maria, a vice Sandra Moya, a primeira-dama e presidente da APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família), Eliana Eik Ferreira; a presidente do CMDCA e coordenadora do CREAS, Carla Sabino, a vereadora Mari de Sá, representando sua mãe, Neuza Soares de Sá, que foi a 1ª presidente do CMDCA de Ibiporã e hoje é vice-presidente da Federação das APAEs do Paraná; e a vereadora Maria do Sindicato, representando a Câmara Municipal.

A presidente do Conselho, Carla Sabino, falou da satisfação em conduzir a 7ª Conferência, pois no próximo mês o CMDCA completará 20 anos. "A lei que criou o CMDCA foi aprovada em 1991 pelo então prefeito José Maria (na sua primeira gestão) que, juntamente com a sua esposa Eliana - na época também presidente da APMIF - sempre teve compromisso com este Conselho e confiou nele e no grupo de pessoas que o compunham", afirmou.

Carla finalizou fazendo um agradecimento à 1ª presidente do CMDCA, Neuza de Sá. "Ela contribuiu muito para a minha formação e lembro das várias noites entre 1990 e 1991 que ficamos reunidas até tarde na Prefeitura para estudarmos o recém-criado Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e formarmos este Conselho", recordou.

A primeira-dama Eliana Ferreira também lembrou daquela época e dos avanços conquistados, enfatizando o papel que a APMIF teve nestes 20 anos, especialmente estando à frente dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que até pouco tempo eram administrados pela entidade.

"Todos estamos aqui nesta conferência porque concordamos que a educação começa muito cedo. Temos a consciência de que as crianças precisam de espaços adequados e condições para poder crescer de forma saudável. Sabemos também que a família é o núcleo mais importante para a vida de uma criança e por isso é preciso resgatar o seu valor", afirmou Eliana.

A primeira-dama finalizou dizendo que um dos objetivos da conferência "é debater como melhorar a vida dos jovens e adolescentes, "pois o mundo em breve irá precisar muito deles e muitos estão mergulhados no problema das drogas".

O prefeito José Maria destacou a importância da APMIF para a estruturação do CMDCA, há 20 anos, e dirigiu sua mensagem mencionando uma frase de Charles Chaplin, impressa no convite da conferência: "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, dance, chore, sorria e viva-a intensamente, antes que a cortina se feche sem aplausos".

"Aproveito essa frase para lembrar que não podemos brincar de ensaiar com as crianças. Temos que ter a atenção focada para fazermos o que é necessário com nossas crianças antes que as cortinas se fechem. Precisamos nos empenhar para fazer as coisas no nosso tempo, porque o tempo passa", afirmou José Maria.

Após as apresentações iniciais, o consultor Luciano Betiate ministrou uma palestra de motivação para as discussões em grupo sobre como a família, a sociedade e o poder público devem se unir para garantir às crianças e aos adolescentes os seus direitos fundamentais.