Publicado em: 08/03/2012 16:41

Comunidade recupera rapidamente creche incendiada por vândalos

Comunidade recupera rapidamente creche incendiada por vândalos Comunidade recupera rapidamente creche incendiada por vândalos

No último final de semana, vândalos atearam fogo na sala onde dormem os bebês no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Cristina Pereira Wosny, no Conjunto Serraia, em Ibiporã.

Quando chegaram para o trabalho, na manhã de segunda-feira (05/3), as funcionárias e as professoras se depararam com a triste cena: vidros quebrados, cortinas, colchões e dois berços queimados e a sala do berçário toda chamuscada.

As chamas se espalharam porque os vândalos atearam fogo nas cortinas. Ao ver a fumaça, a mãe de uma criança da creche, que brincava na praça ao lado, ligou rapidamente para uma funcionária do CMEI e para os bombeiros, que contiveram o incêndio. Com isso o fogo não atingiu toda a sala, pois havia no local vários outros berços, armários e ventiladores recém-adquiridos pela administração municipal.

"É lamentável. Gente que faz esse tipo de coisa não gosta da comunidade", protestou a secretária municipal de Educação, Miriam Medre Nóbrega.

"Por sorte o prejuízo não foi maior", disseram as zeladoras, que tiveram muito trabalho com a limpeza do pátio e das salas. Maria de Lourdes Meneghetti Lemos, disse que nos 14 anos em que trabalha na creche nunca aconteceu uma coisa dessas. "Nunca tivemos um problema assim. É algo que nos deixa muito tristes", lamentou.

RECUPERAÇÃO

Porém, nos dias que se seguiram, a comunidade deu a volta por cima e a situação mudou por completo. A diretora da creche, Juliana Garcia Favoni, coordenou um mutirão para a limpeza e reconstrução da sala. Nesta quinta-feira, dia 8, o CMEI já estava 100% recuperado e liberado para o uso das crianças.

"Todos se uniram, pais, funcionários e professores, para recolocarmos as instalações em ordem o mais rápido possível. Afinal, atendemos muitas famílias e as mães precisam deixar os filhos na creche para poder trabalhar. Agradeço à administração municipal, na pessoa da secretária Miriam (da Educação), por nos fornecer rapidamente a tinta, a troca das lâmpadas e dos vidros; aos funcionários e aos pais, pela limpeza e a confecção das cortinas; aos eletricistas, que trabalharam com rapidez, enfim, agradeço à colaboração de todos que se sensibilizaram conosco", afirmou Juliana Favoni.