Publicado em: 26/03/2012 09:52

R$ 18,7 milhões investidos na saúde de Ibiporã

R$ 18,7 milhões investidos na saúde de Ibiporã R$ 18,7 milhões investidos na saúde de Ibiporã

Preocupada em oferecer um atendimento cada vez mais digno e completo ao cidadão, a atual administração de Ibiporã está aumentando a cada ano o investimento em saúde e tem ampliado a oferta de serviços à população.

De acordo com a Constituição Federal, os Municípios têm obrigação de investir no mínimo 15% da receita em saúde. Mas em Ibiporã o poder público vai muito além.

A atual administração do prefeito José Maria e da vice Sandra Moya elegeu a saúde como uma das prioridades de governo, juntamente com a educação e o trabalho. Com isso, o investimento em saúde chegou a 25,39% da receita realizada em 2011. Foram investidos R$ 18.787.885,24 - valor distribuído em obras, contratação de profissionais, criação de serviços e aquisição de equipamentos. "Quando assumimos, em 2009, tínhamos, por exemplo, 27 médicos na rede municipal. Hoje temos mais de 50", comparou a secretária municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues.

Como reconhecimento a essa atenção redobrada à área, a Prefeitura de Ibiporã recebeu no dia 23 de março, do Instituto Tiradentes (que capacita gestores públicos) a "Medalha Imperador Dom Pedro II - Mérito da Saúde", conferida aos municípios que investem mais de 15% da sua receita em saúde.

EDUCAÇÃO - Na educação, o percentual também está superando os 25% previstos pela Constituição. "Investimos no ano passado 27,36% da nossa receita em educação", salientou o prefeito.

PRINCIPAIS INVESTIMENTOS:

UPA - Unidade de Pronto-Atendimento - construção - R$ 3,5 milhões

UBS do John Kennedy - construção - R$ 417 mil

Centro de Saúde (posto central) - reforma e ampliação - R$ 1,65 milhão

UBS do San Rafael - reforma e ampliação - R$ 479 mil

UBS da Vila Esperança - reforma e ampliação - R$ 559 mil

UBS do Conjunto Serraia - reforma e ampliação - R$ 147 mil (valor apenas da emenda parlamentar)

UBS do Bom Pastor - reforma e ampliação - R$ 140 mil (valor apenas da emenda)

CEO (Especialidades Odontológicas) - ampliação - R$ 21 mil

VALOR TOTAL ............................................. R$ 6,913 milhões

Contratação de 28 médicos e outros profissionais

Para o funcionamento da UPA, a administração irá contratar 52 novos servidores

Havia 27 médicos na rede municipal no final de 2008. Hoje são 55.

Total de servidores da Saúde hoje: cerca de 390 pessoas.

Aquisição de novos equipamentos e móveis

Para o CREMI, para as UBSs, para o CEO (odontologia), para o setor de fisioterapia, entre outros.

Ampliação da cesta de medicamentos

Aumento de 55% dos itens da cesta básica

Valor gasto com medicamentos em 2011: R$ 333.740,63