Publicado em: 04/05/2012 08:21

Desenolvimento Sustentável

Desenolvimento Sustentável Desenvolvimento Sustentável

Ibiporã participou do 1º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos, entre 27 e 29 de março, em Brasília. Os representantes locais foram à secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, e o agente de crédito da Agência do Trabalhador Adaueber Rodrigues, que este mês assumiu também a função de "agente de desenvolvimento local".

O foco do encontro foi a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios nos municípios e foi lançada a Rede Nacional de Agentes de Desenvolvimento dos Municípios.

O agente local, Adaueber Rodrigues, terá a tarefa de auxiliar os pequenos empreendedores a se formalizarem para terem acesso ao crédito subsidiado, poderem crescer, participar de licitações para o poder público e também se fortalecer, unindo-se em associações.

"O agente de desenvolvimento é uma figura muito importante para a cidade. Ele tem a missão de incentivar as pessoas a se formalizarem, coloca o Banco Social à disposição delas para terem acesso ao crédito e faz a ponte entre o pequeno empreendedor e o poder público, mostrando que agora está facilitado o processo de abertura de uma empresa", afirmou Lourdes Narcizo.

SALA DO EMPREENDEDOR

Outra novidade na área é que a partir de maio a Sala do Empreendedor de Ibiporã passa a funcionar dentro do prédio da Secretaria Municipal do Trabalho, onde já estão a Agência do Trabalhador e o Banco Social. Adaueber de Paula e outra servidora da Secretaria passarão por treinamento no Sebrae-Londrina para passarem a atender os micro e pequenos empreendedores de Ibiporã.

Os temas do encontro em Brasília mais pertinentes à realidade de Ibiporã foram: a gestão pública aliada ao empreendedorismo, economia solidária, inclusão produtiva e capacitação profissional compatível com a sustentabilidade.