Publicado em: 09/05/2012 15:14

Mutirão aproximou trabalhadores e empresários

Mutirão aproximou trabalhadores e empresários Mutirão aproximou trabalhadores e empresários

Cerca de 800 pessoas participaram do 2º Mutirão do Trabalhador de Ibiporã, promovido no dia 4 de maio pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. A ação aconteceu em frente à Agência do Trabalhador.

O principal objetivo foi alcançado, que era a intermediação para o preenchimento de vagas oferecidas pelas empresas da cidade que participaram do mutirão. Só neste dia, fora as vagas normais oferecidas pela Agência do Trabalhador, foram ofertadas 220 vagas, a maior parte no setor metalmecânico, de produção, despacho de mercadorias e call centers.

Uma empresa de recursos humanos (Labor) e mais cinco indústrias (Furgões Ibiporã, Couroada Couros, Silo da Moda, Big Frango e Dedic Telecomunicações) fizeram a seleção de mais de 300 trabalhadores. O resultado das vagas preenchidas sai nesta semana.
   De acordo com a secretária municipal do Trabalho de Ibiporã, Lourdes Narcizo, o número de pessoas encaminhadas no Mutirão foi 100% maior do que nos dias normais na Agência do Trabalhador.

Na abertura do evento, o prefeito José Maria disse que Ibiporã e o Brasil passam por um bom momento econômico, com empregos sendo oferecidos em várias áreas. "As empresas estão precisando de funcionários. Mas é preciso que as pessoas queiram trabalhar e queiram se qualificar para ocupar os postos que são abertos. Afinal, o trabalho é um instrumento fundamental para que possamos alcançar vitórias e ter realização na vida", afirmou José Maria.

QUALIFICAÇÃO

Lourdes Narcizo afirmou que objetivo com a ação coletiva é aproximar trabalhadores e empregadores para que as vagas sejam ocupadas o quanto antes. "Porém, muitas acabam não sendo preenchidas por falta de qualificação dos candidatos. Por isso, a atual Administração está investindo pesado em cursos de qualificação desde 2009. Já qualificamos 5.400 trabalhadores. E hoje estamos inscrevendo candidatos para nove cursos gratuitos, num total de 240 vagas", anunciou Lourdes.

O mutirão do dia 4 ofereceu também outros serviços gratuitos aos presentes, como: emissão de Carteiras de Trabalho, cortes de cabelo (parceria com o Senac/Londrina), massoterapia e maquiagem (empresa Micromix/ Londrina), exames de glicemia (Secretaria Municipal de Saúde), orientação para estágio (CIEE) e cursos técnicos (SENAI), orientações jurídicas e previdenciárias (parceria com o Sintracom/Londrina) e, por fim, atendimento aos pequenos empreendedores por intermédio do Banco Social.

O Colégio SESI aproveitou o evento para divulgar ao público que ainda dispõe de vagas com bolsa integral para o Ensino Médio Profissionalizante em Ibiporã (informações podem ser obtidas pelo telefone 3268-0906).

Além de todas essas atividades, foram feitas inscrições para oficinas de empregabilidade, que auxiliarão os trabalhadores do município a se preparar melhor para entrevistas de emprego e enfrentar os desafios do mercado.

2º Mutirão do Trabalhador

Realização: Prefeitura de Ibiporã, Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Agência do Trabalhador

Parceiros e apoiadores: Secretarias Municipais de Saúde e Cultura, SENAC, SENAI, SESI, CIEE, Sintracom, Micromix, Caixa Econômica Federal, HSBC, Bradesco, Sicoob, Sicredi, Itaú, Imobiliárias Santamérica e Vécio Lúcio e Construtora Mitral.