Publicado em: 10/05/2012 11:50

Museu do Café está aberto à visitação

Museu do Café está aberto à visitação Museu do Café está aberto à visitação

O Museu do Café de Ibiporã já está aberto à visitação. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Em breve, junto ao museu, estará em funcionamento uma charmosa cafeteria, servindo um cafezinho coado à moda antiga e, para acompanhar, bolachinhas de nata, pão de queijo, paninis e outros...

O museu também contemplará, em breve, um espaço do Centro do Artesanato, que irá expor e comercializar seus produtos com a iconografia do café e de Ibiporã.

MÓVEIS DE PEROBA FORAM APROVEITADOS PARA A CAFETERIA DO MUSEU

A decoração interna da Estação Ferroviária de Ibiporã foi toda feita com madeira de peroba, aproveitada da antiga arquibancada do Estádio Municipal José dos Santos, que foi desmontada, por determinação dos órgãos de fiscalização, como o Corpo de Bombeiros.

Dessa forma, a Administração Municipal reutilizou o material e deu uma finalidade nobre para uma madeira extremamente nobre que fez parte da identidade cultural e histórica de Ibiporã e de todo o Norte do Paraná.

Foram feitas belas peças, todas em madeira aparente: 120 cadeiras, 30 mesas, 60 cachepôs (floreiras), 3 cristaleiras, 20 nichos e 20 painéis para exposição de fotos do museu. As mesas e cadeiras serão utilizadas pelos visitantes que forem degustar café na bomboniére da Estação.

"Aproveitamos toda aquela madeira de peroba do estádio e demos a ela um novo significado. Os móveis ficarão num local propício, pois a estação será muito visitada por pioneiros que conheceram a região quando aqui havia muita peroba", comentou o idealizador do projeto, o arquiteto Julio Dutra.

Esse e outros atrativos criados pela Administração Municipal no novo espaço o tornarão ponto obrigatório de visitação de turistas e espaço de convivência para as famílias de Ibiporã.