Publicado em: 11/06/2012 10:38

Academias ao ar livre por toda a cidade

Academias ao ar livre por toda a cidade Academias ao ar livre por toda a cidade

Os moradores já devem ter reparado que a paisagem das praças de Ibiporã está mudando com a nova iluminação, revitalização e o colorido das academias ao ar livre. De acordo com o planejamento traçado pela Administração Municipal serão instaladas 18 academias nos bairros e na área central de Ibiporã.

Inicialmente eram chamadas de ATIs, pois surgiram com o objetivo de atender o público da terceira idade. Porém, assim como ocorre nas demais cidades, as academias caíram no gosto de todos (adultos, jovens e crianças) e viraram espaços prediletos de convivência das famílias.

Por isso, a administração está instalando também aparelhos específicos para crianças em alguns bairros - as chamadas APIs (Academias da Primeira Idade), como na Praça Jacob Casagrande e a que será instalada na Praça Pio XII). E em outros casos, como no Carecão, foi instalada também uma academia com aparelhos específicos para pessoas com deficiência (APD).

O objetivo da administração com o programa é oferecer novos espaços públicos de lazer e convivência e proporcionar uma prática de esporte saudável que resultará, a longo prazo, na melhoria da saúde das pessoas e na redução do sedentarismo.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com pessoas acima de 60 anos que utilizam as academias diariamente mostrou a diminuição de 30% no número de consultas aos postos de saúde e 27% de redução de solicitação de anti-inflamatórios nas unidades de saúde onde foram implantadas essas Academias de Terceira Idade (ATI).

Os dados provam que as academias são um grande investimento na prevenção e diminuição dos gastos com saúde da população.

"O nosso objetivo maior é que o nosso cidadão, com o uso destes equipamentos e de outras práticas passe a depender menos do medicamento. Porque é para isso que estamos fazendo a revitalização das praças, para que a cada dia possamos ter uma vida mais saudável", afirmou o prefeito José Maria. "Este espaço é para a vida saudável. Esta praça estava em estado de abandono, degradada e foi reconstruída para o uso da população, que assim ganha auto-estima e dignidade", disse o prefeito, referindo-se à Praça Jacob Casagrande.

Confira a relação dos locais que já receberam ou receberão academias:

1.     Praça Eugênio Sperandio (já instalada)

2.     Praça do Jardim Bom Pastor (já instalada)

3.     Praça Jacob Casagrande (já instalada)

4.     Centro Poliesportivo Carecão (instalada)

5.     Praça do Conjunto José Pires de Godoy (base pronta)

6.     Praça do Conjunto Ângelo Maggi (base pronta)

7.     Praça Pio XII (em execução)

8.     Praça do Jardim Santa Paula (em execução)

9.     Conjunto Henrique Alves Pereira

10.  Jardim Pérola

11.  Vila Esperança