Publicado em: 19/06/2012 10:27

Seminário Regional do Trabalho Decente

Seminário Regional do Trabalho Decente Seminário Regional do Trabalho Decente

A Secretaria do Trabalho do Estado do Paraná (SETS) realizou no último dia 31 de maio, em Londrina, o Seminário Macrorregional do Trabalho Decente, com objetivo de elaborar a agenda paranaense, com vistas à democratização do sistema das relações do trabalho, por meio do diálogo e da negociação tripartite entre trabalhadores, empregadores, poder público e outros segmentos da sociedade civil organizada.

O seminário foi aberto pelo secretário estadual do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, que falou sobre a importância da mobilização das bases do Sistema Público de Emprego, a participação dos gerentes das agências, dos agentes públicos e dos conselheiros municipais.  Ele fez uma menção especial ao trabalho realizado em Ibiporã pela equipe comandada pela secretária Lourdes Narcizo.

Estiveram presentes também a reitora da UEL, Nádina Moura, o coordenador da SETS, José Maurino, o presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Denílson Pestana, e  o professor da UEL Ronaldo Baltar, que é pesquisador na área. Ronaldo Baltar teve uma participação interativa com Márcia Vasconcelos, técnica da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para questões de igualdade de gênero e raça.

Ibiporã se fez presente por meio da secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo (convidada para representar os gerentes da região), e também representada por membros do Conselho Municipal do Trabalho (Lilian Pires, Cleverson, Sansão e Márcio Pedro), a assistente social da Apae, Midori Kasahaya, a psicóloga Olga Massitel e Sandra, trabalhadora convidada.

O evento culminou com a assinatura de um memorando de entendimento entre o Estado do Paraná e a OIT. Apenas dois estados brasileiros haviam assinado este documento e o Paraná foi o terceiro. O documento estabelece um marco de cooperação para a elaboração, promoção e implementação de uma Agenda de Trabalho Decente no Paraná.