Publicado em: 25/06/2012 09:00

Administração inaugura o CTM nesta terça, dia 26

Administração inaugura o CTM nesta terça, dia 26 Administração inaugura o CTM nesta terça, dia 26

A política de qualificação profissional que a Administração Municipal de Ibiporã tem realizado acaba de concretizar mais um projeto: a criação do Centro de Trabalho da Mulher, proposta inédita no Município, com o objetivo de criar novas oportunidades e gerar renda às trabalhadoras que não conseguem acessar o mercado formal de trabalho.

O CTM terá como sede uma das casas do antigo IBC, que foi revitalizada e adequada para receber todo o maquinário e as profissionais selecionadas. A inauguração será nesta terça, dia 26, a partir das 19h30.

Para tornar o projeto realidade, foram investidos R$ 116.935,97 de recursos próprios do município. Destes, R$ 38 mil foram para a obra de reforma e adequação do espaço, tornando-o confortável para as que irão trabalhar ali, bem como para receber empresários e faccionistas agregadas ao projeto de suas casas e de células autônomas. O restante, R$ 78 mil, foi para a aquisição de 38 máquinas de costura.

A secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, explicou como funcionará a facção: "O CTM irá funcionar como uma mola propulsora de aproximação entre o setor empresarial e as demais participantes descentralizadas e será o meio de sustentação do projeto. É o ponto de entrada e saída do produto de forma a facilitar a logística do processo de produção", informou.

A secretária do Trabalho também lembrou da importância social do projeto. "A administração está investindo na melhoria da qualidade de vida  das mulheres integrantes do CTM, elevando a auto-estima, promovendo a auto-sustentação da mulher e fortalecendo o surgimento de uma nova cadeia produtiva na modalidade de prestação de serviços através de ações associativas", concluiu.

O prefeito José Maria lembrou de todo o trabalho que tem sido realizado pela administração municipal para qualificar os trabalhadores ibiporaenses. "Já são mais de 5 mil trabalhadores qualificados nas mais diversas áreas. Todo esse esforço tem o objetivo de reduzir o desemprego e promover o desenvolvimento econômico e social do cidadão e, consequentemente, do município. Agora, com o CTM, a intenção é promover a autonomia das profissionais associadas. É mais uma das ações continuadas de Economia Solidária para contribuir para o desenvolvimento sustentável e fomento ao avanço econômico e Social", afirmou.

Elaine Cristina Oliveira de Sá é ex-aluna do curso de costura. "Fiz o curso de costura industrial em 2011, não sabia costurar nada. Depois que eu fiz o curso, minha vida mudou completamente. Aprendi a trabalhar em casa e a me organizar profissionalmente. O Centro com certeza fará toda diferença na vida das mulheres que irão trabalhar lá. É uma oportunidade para quem quer começar e ainda não consegue investir", afirmou.

Investimento em qualificação profissional para mulheres teve início em 2009

A largada para a implantação do projeto foi dada quando a administração municipal realizou cursos de qualificação profissional, adequou espaços físicos, adquiriu maquinários para treinamento, contratou instrutores e equipe de coordenação pedagógica e criou a certificação do curso de costura industrial.

Com foco na geração de renda, a administração promoveu cursos junto ao Sistema "S" (Senai, Senac, Senat, SESI) para que as interessadas fossem capacitadas nos cursos de costura em tecido plano e malharia.

Após três anos de atividades ininterruptas, os resultados positivos não param de aumentar, com inúmeras alunas com emprego fixo na área e outras trabalhando por conta própria em suas casas.