Publicado em: 26/06/2012 16:01

Costura abre novos horizontes

Costura abre novos horizontes Costura abre novos horizontes

Nesta terça-feira (26), às 19h30, a Administração Municipal inaugura, no barracão do antigo IBC, o Centro de Trabalho da Mulher (CTM), proposta inédita que visa criar novas oportunidades para as mulheres de Ibiporã e gerar renda na área da costura industrial.

No local, elas irão trabalhar em forma de associação, receberão empresários e as faccionistas agregadas ao projeto também produzirão peças para colocar no mercado.

O projeto encaminhará para o mercado de trabalho centenas de mulheres que passaram pelos cursos de costura industrial, oferecidos gratuitamente pela Administração Municipal desde 2009. Os cursos são realizados no Centro de Qualificação Profissional da Prefeitura (CQP), que ganhou nesta administração um Laboratório de Costura Industrial, equipado com máquinas de última geração.

O CTM terá como sede uma das casas do antigo IBC. A construção foi revitalizada e adequada para receber o maquinário e as profissionais selecionadas. No total, foram adquiridas para o espaço 38 máquinas de costura eletrônicas ao custo de R$ 78 mil, valor bancado pelo governo municipal, como fomentador do projeto. A Administração também custeou a reforma e adequação do espaço, com um investimento de R$ 38 mil.

Duas mulheres que estarão ligadas ao CTM e que tiveram a vida transformada após passarem pelos cursos de costura industrial da Prefeitura são Thaís Martins Gois e Elaine Cristina Oliveira de Sá.

Thaís tomou coragem depois que pegou o gosto pela costura, investiu R$ 5 mil na compra de três máquinas e está trabalhando em casa, aceitando encomendas de todo tipo. "Faço camisas, calças, camisetas, jalecos, aventais, conjuntos de moleton, o que aparecer. E trabalho num cantinho da casa. Não é preciso muito espaço", conta Thaís, que fez o curso pela Prefeitura em 2010.

Parte do valor das máquinas - R$ 3 mil - ela conseguiu financiado pelo Banco Social, outra iniciativa de fomento da Administração de Ibiporã voltada aos microempreendedores locais, realizada em parceria com o Governo do Estado. Ela pagará as máquinas em 18 meses com juros de 0,99% ao mês.

NOVOS ARES

A sua colega Elaine Oliveira de Sá é outra batalhadora que apostou no ramo e está iniciando uma célula de produção na sua casa, no Conjunto Domingos Moya. Ela já fez de tudo nos últimos anos (trabalhou em Portugal, teve um minimercado e fazia lanches em casa). Agora quer firmar na nova área.

"Fiz o curso de costura pela Prefeitura em 2011, me identifiquei e fiquei empolgada com a oportunidade que surgiu de trabalhar por conta própria. Terei a ajuda de duas mulheres e também do meu marido, e estamos usando a garagem de casa como salão de costura", relatou Elaine.

Qualificação em costura teve início em 2009

A largada para a implantação do projeto de costura foi dada quando a Administração Municipal realizou cursos de qualificação profissional, adequou espaços físicos, adquiriu máquinas para treinamento, contratou instrutores e equipe de coordenação pedagógica e criou a certificação do curso de costura industrial.

Com foco na geração de renda, a administração promoveu cursos com o Sistema "S" (Senai/ SESI) para que as interessadas fossem capacitadas em costura em tecido plano e malharia.  Após três anos de atividades ininterruptas, os resultados positivos não param de aumentar, com inúmeras alunas com emprego fixo na área e outras trabalhando por conta própria em suas casas.