Publicado em: 28/06/2012 14:18

Protejo é lançado em Ibiporã

Protejo é lançado em Ibiporã Protejo é lançado em Ibiporã

A Administração Municipal lançou em Ibiporã nesta sexta, dia 29, o Protejo (Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo), que oferecerá cursos profissionalizantes a jovens de 15 a 24 anos em situação de risco.

O Protejo funcionará em uma das casas do antigo IBC, ao lado do CTM (Centro de Trabalho da Mulher). Na cerimônia foi também inaugurado o espaço que foi reformado para as atividades.

Serão oferecidos cursos nas áreas de informática, construção civil, manicure, televendas, design digital, artes plásticas, fotografia, música, circo, teatro, além de minicursos em áreas esportivas, todos supervisionados por uma equipe de oficineiros e instrutores da área de atuação.

DURAÇÃO DE 12 MESES

Com duração de 12 meses, além da atividade profissionalizante, o projeto inclui atividades culturais, esportivas e educacionais. Uma equipe multidisciplinar, constituída por pedagogo, assistente social, psicólogo e advogado coordenará os trabalhos didáticos pedagógicos, que serão realizados em turno integral (matutino e vespertino), dando suporte aos professores e instrutores. Os jovens receberão uniformes, transporte, alimentação e uma bolsa auxílio mensal de R$ 100,00. Ao todo, estão sendo ofertadas 140 vagas.

De acordo com a secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, o programa tem o objetivo de reduzir a violência na sociedade, em especial entre os jovens. "O programa quer resgatar a cidadania, promover a inclusão social e profissional e dar um novo sentido a vida dos cidadãos", afirmou.

É PARTE DE UM PROGRAMA NACIONAL

O Protejo é um dos projetos do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania (Cismel), que reúne 10 municípios da região de Londrina a fim de promover ações para melhorar a segurança pública, e é realizado por meio de convênio com o Ministério da Justiça, com recursos do PRONASCI - Programa Nacional de Segurança com Cidadania.

O valor total do investimento é de R$ 548.721,32, sendo R$ 498.400,00 repassados pelo Governo Federal e R$ 50.321,32 contrapartida da Prefeitura de Ibiporã, que engloba a obra para adequação do espaço onde serão realizadas as atividades e o valor repassado ao CISMEL para participar do programa.

Serviço:

AINDA HÁ VAGAS. Os interessados podem se inscrever na Secretaria Municipal do Trabalho, na Avenida Dom Pedro II, nº 294, ao lado da Praça Pio XII. Mais informações pelos fones (43) 3178-0223 / 3178-0224 / 3258-9355 / 3258-9184.