Publicado em: 29/06/2012 10:18

Inaugurado o Centro de Trabalho da Mulher

Inaugurado o Centro de Trabalho da Mulher Inaugurado o Centro de Trabalho da Mulher

Num evento marcado por muita emoção e com grande presença das mulheres que serão beneficiadas pelo projeto, a Administração Municipal inaugurou na terça-feira (26), o Centro de Trabalho da Mulher (CTM), proposta inédita que visa criar novas oportunidades para as trabalhadoras de Ibiporã na área da costura.

No local, elas irão trabalhar em forma de associação, receberão empresários, as faccionistas agregadas ao projeto e também produzirão peças para colocar no mercado.

O projeto garantirá trabalho e renda para as centenas de mulheres que passaram pelos cursos de costura industrial, oferecidos gratuitamente pela Administração Municipal desde 2009. Os cursos são realizados no Centro de Qualificação Profissional da Prefeitura (CQP), vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho. A atual administração implantou no local o Laboratório de Costura Industrial, o equipou com máquinas de última geração, e formou mais de 400 mulheres.

O CTM terá como sede uma casa do antigo IBC (Instituto Brasileiro do Café). A construção foi revitalizada e adequada para receber o maquinário e as profissionais foram selecionadas. De acordo com a secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, 153 mulheres se cadastraram no projeto.

O governo municipal, enquanto fomentador do programa, adquiriu para o espaço 38 máquinas de costura eletrônicas ao custo total de R$ 78 mil. Também custeou a reforma e adequação do espaço onde as mulheres trabalharão, com investimento de R$ 38 mil - um total, portanto, de R$ 116 mil no projeto do CTM.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: prefeito José Maria, vice-prefeita Sandra Moya, primeira-dama Eliana Eik Borges Ferreira, os vereadores Divá, Mari de Sá e João Coloniezi, o gerente da Unidade do SENAI Londrina, Alexandre Lourenço Ferreira, o padre Giorgio Pedemonte, o pastor José Vilande e alguns ex-moradores das casas do antigo IBC, como Antônio Pinhatari, João Lourenço, Sandra Neiva e Rosmar Aparecido da Luz.

Os familiares de cada um desses homenageados também prestigiaram a cerimônia e se emocionaram ao reencontrar o local onde moraram, nos tempos áureos do café.

VEJA A GALERIA DE FOTOS MAIS ABAIXO

DEPOIMENTOS DURANTE A SOLENIDADE:

Pe. Giorgio Pedemonte: "Deus abençoe esse novo empreendimento e desejamos que, com ele, nossa cidade possa progredir cada vez mais."

Pastor José Vilande: "Trabalho, segundo a definição de um filósofo é 'ato ou efeito de se produzir mudanças'. Nos três anos em que estou aqui na cidade tenho visto muitas mudanças acontecerem. Esta é mais uma delas."

Alexandre Ferreira (SENAI): "Ibiporã sai na frente ao criar esse projeto, pois o segmento da confeção é o que mais emprega na região e pode gerar renda de forma alternativa para as famílias. A Administração está de parabéns por apoiar as trabalhadoras."

Secretária Lourdes Narcizo: "Esse Centro será referência para que essas mulheres possam ser encontradas pelos empresários do setor, para fecharem negócios. Não foi por acaso que a Administração investiu pesado em qualificação para este segmento. Afinal, o mercado da moda faturou R$ 130 bilhões no ano passado. O CTM visa promover a economia solidária e o empreendedorismo, algo que já se comprova, pois hoje vemos muitas mulheres que já compraram as suas máquinas e estão trabalhando. Temos 262 máquinas distribuídas hoje pelo Município, somando as que foram adquiridas pela Prefeitura e as compradas pelas ex-alunas."

Vice-prefeita Sandra Moya: "Fico muito feliz de, na cidade onde nasci, poder fazer parte desse trabalho de resgate da memória e da história do nosso Município e das pessoas que ajudaram a construir Ibiporã. Resgatando esse espaço do antigo IBC, que estava abandonado, estamos resgatando parte da nossa história."

Primeira-dama Eliana: "Esse espaço (IBC), depois de tanto tempo fechado, volta a ter um valor importante para a construção da nossa cidadania e a valorização do ser humano. Esse era um projeto arrojado idealizado em 2008, que hoje se torna realidade."

Prefeito José Maria: "Esse é um projeto de sustentação da família ibiporaense, pois, por meio dele, muitas mulheres irão sustentar as suas casas. Esse local aqui (IBC) representou um momento de grande valor e prosperidade para a economia no nosso Município. O valor que era armazenado aqui em café corresponderia hoje a R$ 1 bilhão. Pois a partir de agora esse local volta a ter a uma importância para a nossa economia, sendo um espaço que irá despertar a alma e o espírito empreendedor das mulheres ibiporaense."

QUALIFICAÇÃO TEVE INÍCIO EM 2009

A largada para a implantação do projeto de costura foi dada quando a Administração realizou cursos de qualificação profissional, adequou espaços físicos, adquiriu máquinas para treinamento, contratou instrutores, equipe de coordenação pedagógica e criou a certificação do Curso de Costura Industrial.

Com foco na geração de renda, a Administração promoveu cursos para que as interessadas fossem capacitadas para costurar em tecido plano e malharia.  Após três anos de atividades, os resultados positivos são muitos, com inúmeras alunas conseguindo emprego fixo na área e outras trabalhando por conta própria nas suas casas.