Publicado em: 20/07/2012 13:21

Reuniões do GGI-M discutem segurança

Reuniões do GGI-M discutem segurança Reuniões do GGI-M discutem segurança

Entre os assuntos, os destaques foram a instalação de câmeras de videovigilância na cidade e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desempenhado pela Polícia Militar nas escolas, em parceria com a Prefeitura de Ibiporã.

"O GGI-M foi criado pela Prefeitura com o objetivo reunir as autoridades a fim de buscar formas e ações para melhorar a segurança da população", explicou o secretário da Defesa Civil e do GGI-M, José Laurindo Petri.

Compete ao gabinete a deliberação de estratégias de prevenção da violência, analisar informações provindas das instituições de segurança pública e coordenar na cidade as ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal.

CÂMERAS E PROTEJO

Além da criação do GGI-M, outras duas ações do Pronasci em Ibiporã são o PROTEJO (programa de inserção profissional de jovens em situação de vulnerabilidade), lançado há duas semanas, e a instalação das Câmeras de Vigilância nos pontos de maior circulação de pessoas e veículos, como é o caso das Avenidas Paraná, Santos Dumont, Souza Naves e a Praça Pio XII.
   O grupo é composto por representantes da Prefeitura, Conselho Comunitário de Segurança, Polícias Militar e Civil, Promotoria Pública, OAB, associações de classe e sindicatos. O presidente é o prefeito José Maria.

Na última discussão, "foi lida uma carta que será dirigida ao governador de Estado e ao secretário de segurança reivindicando algumas melhorias para a Polícia Civil e Militar", disse Petri. O pedido direcionado ao Governo é que haja mais viaturas e equipamentos eletrônicos à disposição dos policiais para prevenirem crimes.

Foi esclarecida a questão da instalação de vídeomonitoramento pela cidade. Funcionará como o sistema de internet gratuita, só que, no lugar de aparelhos para captar sinais de rede, haverá câmeras no postes, com o objetivo de facilitar a fiscalização policial e aumentar a segurança.

(com informações do Tudo Ibiporã)