Publicado em: 03/09/2009 08:30

3º dia das comemorações da Semana da Pátria em Ibiporã

3º dia das comemorações da Semana da Pátria em Ibiporã 3º dia das comemorações da Semana da Pátria em Ibiporã

No terceiro dia das comemorações da Semana da Pátria em Ibiporã, as bandeiras foram novamente hasteadas em frente ao prédio da Prefeitura ao ser entoado o Hino Nacional. A professora Luciane Favoretto Furlan, assessora pedagógica de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, iniciou o momento cívico lendo um texto sobre a letra e a música do Hino Nacional Brasileiro, escritas, respectivamente, por Joaquim Osório Duque Estrada e por Francisco Manuel da Silva.

Após a execução do Hino, o sr. Raul Beloni, representando a comunidade, se dirigiu aos presentes para ler uma mensagem sobre o “Grito do Ipiranga” e ao final conclamou a todos para, enquanto brasileiros patriotas, exercerem a solidariedade para com os mais necessitados. Em seguida, o vereador João Coloniezi leu o belo poema “Pátria Minha”, de Vinícius de Morais, escrito enquanto o poeta estava no exílio.

A secretária municipal de Educação, Miriam Medre Nóbrega, finalizou o momento fazendo uma breve reflexão sobre a história, a política e a economia do Brasil após a proclamação da Independência. Ela ressaltou que muitas estruturas ainda precisam ser mudadas na sociedade e um caminho ainda precisa ser percorrido para que o povo brasileiro possa ter mais autonomia e exerça de fato a sua cidadania seus direitos. “E esse processo passa pela educação, que é uma das prioridades do nosso governo, que não tem poupado esforços e nem recursos neste sentido”, disse Miriam.