Publicado em: 24/07/2012 11:34

CAFI está atendendo na Rua 19 de Dezembro

CAFI está atendendo na Rua 19 de Dezembro CAFI está atendendo na Rua 19 de Dezembro

Os usuários que retiravam medicamentos controlados e de programas de saúde na antiga Farmácia do Centro de Saúde Municipal agora têm um espaço próprio, sem filas e que oferece mais conforto. É a Central de Abastecimento Farmacêutico de Ibiporã (CAFI), criada pela Administração Municipal no início de julho e que está atendendo ao público na Rua 19 de Dezembro, 1.300.

O objetivo é proporcionar mais agilidade no atendimento e conforto aos usuários. As instalações são amplas e o atendimento é em forma de senha para que as pessoas aguardem sentadas.

O espaço conta com assistentes sociais da área da saúde, que atendem os usuários que necessitam de medicamentos que não integram a lista oficial oferecida pelo Município.

São medicamentos psicotrópicos e dos programas de Tabagismo, Insulina, Hanseníase, Tuberculose, Paraná Sem Dor, Talidomida, Leishmaniose e Cloroquinina.

Já para os cidadãos que retiram medicamentos da atenção básica - como de hipertensão, diabetes e antibióticos -, nada mudou. Eles continuam retirando-os no posto central ou nas UBSs dos bairros.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Leilaine Rodrigues, o trabalho melhorou no novo local, por ser mais amplo. "Melhorou o controle de qualidade, a distribuição e o armazenamento", afirma Leilaine.

Na cerimônia de inauguração, dia 4 de julho, estiveram presentes, entre as autoridades, o prefeito José Maria, a secretária de Saúde, Leilaine Rodrigues, a vereadora Maria Bianco, a representante do Conselho Municipal de Saúde, Rosângela Borges, as farmacêuticas da CAFI, Regina Midori Tamari e Andreza Bruschi Cardoso, e a assistente social da Secretaria de Saúde, Suzana Justus.