Publicado em: 20/08/2012 11:10

Como funcionarão as câmeras de segurança

Como funcionarão as câmeras de segurança Como funcionarão as câmeras de segurança

Dentro de 60 dias estarão em funcionamento as dez câmeras de vídeo em Ibiporã, que ajudarão a polícia no monitoramento dos principais pontos de concentração de pessoas e na prevenção de crimes.

A ação faz parte de um projeto maior, do Cismel (Consórcio Intermunicipal de Segurança da Região Metropolitana de Londrina). Os dez municípios integrantes do consórcio receberão um total de 180 câmeras. A ação em Ibiporã é uma iniciativa da Prefeitura e do Cismel, com recursos do Ministério da Justiça.

As câmeras serão colocadas em pontos estratégicos, em locais de grande circulação de pessoas e veículos, para oferecer mais segurança aos cidadãos, e também nas entradas e saídas da cidade, que podem funcionar como rotas de fuga. Os postes estão sendo instalados e a próxima etapa é a colocação das câmeras, que oferecem ao operador uma visão de 360 graus do local. Também será ativada uma Central de Controle Operacional (CCO) no prédio da Prefeitura.

Confira entrevista com Júnior Aliano, diretor do Departamento de TI da Prefeitura.

Quantos municípios são e quantas câmeras?

Junior: Serão 180 câmeras vigiando pontos de monitoramento distribuídos entre os 10 municípios do Cismel. Ibiporã terá 10 pontos. A Polícia Militar selecionou esses pontos, que passaram pelo crivo da comunidade, através do GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), que se reúne mensalmente para discutir a segurança pública em Ibiporã, com a participação da Associação Comercial, Polícias Militar e Civil, Prefeitura, Promotoria Pública e todas as instituições ligadas à segurança no Município. Já começamos a implantação dos postes. Algumas pessoas estão confundindo com o processo de instalação da internet gratuita, que é muito semelhante a esse. É por isso que o Departamento de TI está ligado a esse projeto, pois são projetos semelhantes. A diferença é que no poste da internet tem um aparelho que distribui o sinal, enquanto no poste de monitoramento haverá a câmera que captará as imagens e as enviará para a CCO.

A Central vai ficar na Prefeitura?

Sim. Tomou-se a decisão de montar a CCO aqui na Prefeitura e daqui transmitiremos essas imagens em tempo real para a Polícia Militar. Terá Haverá um canal direto entre a Prefeitura e a PM, de forma que consigamos atender todas as ocorrências e coibir as ações criminosas e vandalismo na proximidade desses pontos de vigilância.

As câmeras serão colocadas em locais de grande circulação. Quais?

No primeiro momento a Polícia Militar indicou os pontos mais críticos e de interesse para monitoramento, pois ela tem experiência nisso. Colocamos então esses pontos para a avaliação da comunidade, através do GGI-M. Ficaram definidos então as saídas para Londrina, Sertanópolis, Jataizinho e uma saída rural para a região do Clube de Campo do Café. Também nas regiões de grande circulação de pessoas e de volume de dinheiro, como a região dos bancos, o comércio (Praça Pio XII, Avenidas Paraná, Santos Dumont e Souza Naves), a Rodoviária e a Praça do Jardim San Rafael.

As filmagens ajudarão a polícia a prender criminosos?

Além de coibir o crime, uma das grandes vantagens das câmeras é ter a prova física e palpável. Pois, muitas vezes, para a polícia agir, ela depende do flagrante ou de denúncias, de um cidadão que se comprometa a acusar alguém. Com as câmeras, as imagens gravadas servem como prova para essas ações.

Os representantes do Executivo e do Cismel tiveram que batalhar muito para que chegassem essas câmeras...

O recurso veio do Ministério da Justiça, através do Pronasci, que é um Programa de Segurança Federal. Ibiporã não se enquadraria no Pronasci, nem teria condições de receber essas câmeras. Por isso, os prefeitos se mobilizaram e formaram em 2009 o Cismel, com os 10 municípios. A partir daí, em conjunto, passamos a atender um dos requisitos, que seria ter população de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. Além das câmeras, temos em Ibiporã outro projeto com o Cismel, que é o Protejo, de formação de adolescentes.