Publicado em: 17/09/2009 13:45

Operação Tapa-Buraco: Prefeitura atua em todas as frentes

Operação Tapa-Buraco: Prefeitura atua em todas as frentes Operação Tapa-Buraco em todas as regiões da cidade

Dentre os grandes desafios da Administração Municipal está a recuperação asfáltica das ruas de Ibiporã, que apresentavam incontáveis trechos danificados. As ações da Prefeitura para solucionar o problema estão acontecendo desde o início do ano e já é possível ver vários pontos da cidade com asfalto restaurado, através da chamada “operação tapa-buraco”, promovida pela Secretaria Municipal de Obras.
   O fato é que Ibiporã padeceu por muito tempo sem um programa de conservação das vias públicas, ou mesmo de planejamento estratégico, a fim de evitar que as ruas chegassem à situação que chegaram. “Olhando a situação em que foram encontradas as vias públicas de Ibiporã, já sabemos que vai levar ainda um bom tempo para pôr em dia todos os trechos danificados”, disse o Secretário de Obras, Cláudio Buzeti.

MATERIAL NÃO VAI FALTAR
   A Prefeitura já tem garantido todo material para a execução dos reparos. Além da recuperação e regulagem dos equipamentos da ‘Usina de Asfalto a Frio’, já foram adquiridos 4.000 mil metros cúbicos de pedra e 200 metros cúbicos de emulsão asfáltica, que formam, basicamente, a massa asfáltica utilizada para tapar os buracos.

DIFICULDADES
   Não faltou disposição da Prefeitura em fazer a devida manutenção nas ruas da cidade, porém o volume de chuvas extrapolou as previsões. Segundo a meteorologista do IAPAR/Londrina, Ângela Costa, no mês de julho, por exemplo, eram esperados 58,5 milímetros de chuva e acabou por chover 235 milímetros. Para agosto, eram esperados 48,7 e choveu 80 milímetros. Este volume atípico de chuvas prejudicou o andamento dos trabalhos de pavimentação e em alguns trechos a chuva levou embora o trabalho já realizado.
   Para realização do tapa-buraco são necessários alguns dias seguidos de sol, porque é preciso que o lugar esteja bem seco e que a massa asfáltica tenha tempo de ‘curar’, ou seja, secar. Se chover logo após a realização do serviço, o trabalho fica todo comprometido. Além da chuvarada, outra dificuldade é o número limitado de funcionários para a execução do serviço.

ASFALTO RUIM
   Nota-se que bairros ‘mais jovens’ receberam asfalto de má qualidade. É bom que a população saiba que a responsabilidade de asfaltar um novo bairro é da loteadora, e não da Prefeitura. Fica a cargo da prefeitura fiscalizar a qualidade do serviço executado, e exigir asfalto de qualidade.
   O prefeito José Maria afirmou que a postura de sua Administração em relação à entrega de asfaltos em bairros novos será rígida, exigindo qualidade na execução dos serviços.