Publicado em: 28/09/2009 09:00

Prefeitura coloca equipes na rua para ajudar famílias

Prefeitura coloca equipes na rua para ajudar famílias Vendaval: equipes estão nas ruas e atendendo famílias

O vendaval que assolou a região de Londrina ontem (27) à tarde causou grandes estragos em Ibiporã. A estrutura de postos de gasolina desabou, o teto de alguns estabelecimentos e casas cedeu e cerca de 150 residências ficaram destelhadas. O prefeito José Maria Ferreira decretará situação de emergência para que o município possa pleitear recursos ao Governo do Estado para acionar a Defesa Civil no sentido de recuperar a cidade dos prejuízos.
   Após o vendaval, as famílias foram buscar socorro e lonas no Corpo de Bombeiros, que coordena a Defesa Civil em Ibiporã. A corporação colocou à disposição da população 10 rolos de lona para cobrir temporariamente as casas.
   Os estragos foram provocados pelo vento – de aproximadamente 90 km/h –, pois a quantidade de chuva foi pequena: apenas 10 milímetros. “Colocamos todas as nossas Secretarias em alerta e cada uma está fazendo um trabalho de emergência para limpar a cidade e ajudar as famílias desabrigadas”, afirmou o prefeito.
   “Nossas equipes, com a ajuda de lenheiros e agricultores voluntários que vieram com motosserras, também estão fazendo o corte de dezenas de árvores caídas e a coleta dos galhos o quanto antes, pois há previsão de chuva e trovoadas para hoje à tarde e à noite e não podemos ter entupimento das galerias pluviais pois aí teríamos alagamentos e um novo problema”, alertou José Maria.
   De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, centenas de famílias ficaram desalojadas e foram buscar ajuda na casa de vizinhos. Não foi necessário estabelecer um local público para abrigá-las. Cada uma procurou a casa de parentes ou vizinhos para dormir.
   Desde ontem, servidores da Secretaria estão percorrendo os bairros para auxiliar as famílias e fazendo um levantamento de quais precisam de ajuda imediata.
   As equipes das Secretarias de Obras e da Agricultura e Meio Ambiente estão trabalhando em todos os locais atingidos e vários servidores foram chamados em regime de urgência para ajudar no mutirão.