Indústria e Comércio

Publicado em: 09/10/2009 10:45

Prefeitura quer mais empresas de Ibiporã como fornecedoras

Nas licitações abertas pela Prefeitura, para compra de materiais e contratação de serviços, tem se observado que a participação de empresas de ibiporã é muito pequena, isso preocupa a Administração Municipal, que gostaria de comprar mais das empresas locais, pois isso geraria mais empregos em Ibiporã e aumentaria a arrecadação do município.

O que tem se verificado é que algumas empresas locais não apresentam toda a documentação necessária para participar das licitações e acabam ficando de fora.

Para superar esse problema, a Prefeitura está firmando um convênio com o Sebrae com o objetivo de oferecer assessoria às empresas de Ibiporã e assim ajudá-las a se regularizar e a \'descomplicar\' o processo para que possam participar das licitações municipais. O Sebrae nomeou uma agente de desenvolvimento local para intermediar o processo, a assessora da Secretaria de Indústria e Comércio, Daniela Buzeti.

Uma das ações será a criação de duas salas de apoio ao micro e pequeno empresário dentro da Prefeitura: a \"Sala Facilitadora\" e a \"Sala do Empreendedor\".

\"Receberemos os empresários nesse espaço e daremos todas as orientações para que eles possam formalizar e regularizar suas empresas e participar das concorrências públicas. Informaremos sobre os vários benefícios que terão com a aprovação de uma lei municipal que regulamentará em Ibiporã a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas\", disse Daniela. Por enquanto, é o Projeto de Lei nº 056/2009, que está em fase de apreciação pela Câmara Municipal.

\"Quando aprovada, essa lei trará muitas vantagens aos nossos empreendedores e estará aliada ao Programa de Desenvolvimento Local, que o Sebrae irá implantar em Ibiporã\", afirmou a assessora da Secretaria de Indústria e Comércio.

\"Comprar ou contratar serviços no próprio município, não reflete apenas em economia para os cofres públicos e rapidez na prestação do serviço contratado, mas também é um reconhecimento do quão criativo, competente e capaz é o ibiporaense frente ao mercado regional. Estaremos investindo, sem medidas, em novos parques industriais e de tecnologia, também estaremos oferecendo incentivos para novas empresas e prestadores de serviços se instalarem no município, além é claro de investimento maciço na capacitação de mão de obra\" afirmou o prefeito José Maria.