Publicado em: 20/10/2009 08:00

Chuva duplica o trabalho das equipes da Prefeitura

Chuva duplica o trabalho das equipes da Prefeitura Chuva duplica o trabalho das equipes da Prefeitura

A situação em Ibiporã é crítica em função do volume de chuvas que vem caindo desde sábado, já que a previsão da meteorologia é de que as precipitações voltem nos próximos dias. A tempestade de DOMINGO (18) à tarde voltou a causar estragos.

\"A estação meteorológica do Iapar aqui de Ibiporã registrou ventos de 108 km/h na cidade e choveu nos últimos dois dias 130 milímetros, um volume altíssimo, somente entre às 9 horas de sábado e às 9 horas de ontem (SEGUNDA-FEIRA, 19), disse o prefeito José Maria Ferreira, que passou o dia percorrendo os locais atingidos para levantar as necessidades das famílias. \"Estamos com as equipes nas ruas e temos muito trabalho pela frente\", acrescentou.

Casas e prédios públicos estão sofrendo com inundações em razão de goteiras causadas por destelhamento ou basicamente por telhas que se quebraram e ainda não tiveram como ser substituídas, devido à chuva intermitente.

O prédio da Prefeitura é um exemplo. A construção é antiga e a cobertura teve telhas quebradas ou deslocadas com o vendaval da última quinta-feira de madrugada, o que resultou em alagamento de parte do forro e de algumas salas.

A situação foi contornada na quinta-feira mesmo, mas com as chuvas constantes que caíram durante todo o fim de semana, as goteiras voltaram e hoje os servidores da área administrativa foram dispensados do trabalho por volta das 11 horas. Como medida preventiva, todos os equipamentos eletrônicos e móveis foram cobertos para se evitar maiores prejuízos.

Duas escolas municipais (Vera Lúcia Casagrande, no Conjunto Serraia, e Maria Inês Rodrigues de Melo, na região central) e outras duas estaduais (Unidade Pólo e Antônio Iglesias) sofreram interdição pela Defesa Civil na quinta-feira, em função de inundação, e os alunos foram dispensados das aulas até hoje.

O prefeito José Maria Ferreira já havia decretado situação de emergência no dia 29 de setembro, em função do primeiro vendaval que atingiu a cidade e a população se movimentou rapidamente para a reconstrução.

Porém, com as últimas tempestades, o trabalho das equipes da Prefeitura, do SAMAE, dos Bombeiros, da Copel e da Defesa Civil aumentou ainda mais e a população continua atrás de telhas e lonas para cobrir as casas. Na semana passada, o Governo do Estado mandou para a Prefeitura 2.500 telhas grandes como ajuda emergente, além de R$ 250 mil para reconstrução de estragos causados no Hospital Cristo Rei.

NÚMEROS DE FAMÍLIAS ATINGIDAS AINDA ESTÃO SENDO LEVANTADOS E SERÃO COMUNICADOS EM BREVE

MAIS INFORMAÇÕES COM O CORPO DE BOMBEIROS E DEFESA CIVIL: 3178-0213, 3178-0214