Publicado em: 30/10/2009 12:00

Chuvas impedem início de asfaltamento em bairros

Chuvas impedem início de asfaltamento em bairros Chuvas impedem início de asfaltamento em bairros

As chuvas que têm caído abundantemente esse ano estão dificultando o trabalho de pavimentação das ruas de Ibiporã e também impedindo o início da execução do asfalto novo em bairros, como o Jardim Canaã. Recentemente, o secretário Valdecyr de Freitas, presidente da Codesi, recebeu a visita de Juliana Maria da Silva, que veio, representando outros moradores, saber os motivos da demora da obra.

O secretário Valdecyr explicou que o Jardim Canaã foi aberto há mais de dez anos por uma loteadora particular, que não o entregou com asfalto. Ele afirma que a reivindicação dos moradores já é antiga e, mesmo não sendo uma responsabilidade da Prefeitura, a atual administração, em atendimento às necessidades do bairro, assumiu o compromisso de executar o asfalto nesta gestão.

Para isso, realizou reuniões com os moradores, que assinaram um contrato assumindo que o asfalto seria pago de forma rateada pelos proprietários. O acordo foi firmado, já que houve a adesão de mais de 70% dos moradores.

Quanto ao atraso para o início (a previsão era agosto), o motivo é o excesso de chuvas, justifica Valdecyr. \"O tempo precisa estar seco para o serviço ser executado. É necessário ter de 10 a 15 dias seguidos de sol para se preparar o solo e isso não está sendo possível. E depois colocado, o asfalto ainda precisa de mais 20 dias para curar\", afirma.

\"Precisamos esperar um pouco para não correr o risco de jogar dinheiro fora, pois não queremos ter que refazer o serviço. Para quem já esperou tanto tempo, que tenha um pouco de paciência, pois está sendo mais uma questão de intempérie e não de falta de vontade\", solicitou Valdecyr.

EXCESSO DE CHUVAS

A manutenção das vias públicas tem sido objeto de grande atenção por parte da Administração, porém as equipes de manutenção têm sofrido com a quantidade de chuva. Como já noticiado na edição de 18 de setembro, o volume de chuvas nos últimos meses extrapolou as previsões.

Segundo a meteorologista do IAPAR/Londrina, Ângela Costa, em julho, por exemplo, eram esperados 58,5 milímetros e acabou por chover 235 milímetros. Para agosto, a média é de 48,7 e choveu 80 milímetros e agora em setembro choveu mais de 180 milímetros, três vezes mais do que o esperado para o mês. Este volume atípico prejudicou o andamento dos trabalhos de pavimentação e em alguns trechos a chuva levou embora o trabalho já realizado.

Assim como para a realização de asfalto novo, para a operação tapa-buraco também são necessários alguns dias seguidos de sol, porque é preciso que o lugar esteja bem seco e que a massa asfáltica tenha tempo de \'curar\', ou seja, secar. Se chover logo após a realização do serviço, o trabalho fica todo comprometido.

O prefeito José Maria, que tem demonstrado grande preocupação quanto à condição das vias públicas, relatou estar confiante que com alguns dias seguidos de sol, as equipes da Secretaria de Obras poderão voltar a trabalhar na solução desse problema e que se possa dar início ao asfaltamento do Canaã.