SAMAE

 

Publicado em: 10/11/2009 09:00

Ibiporã tem programa inédito de separação de lixo


Whatsapp

 

Ibiporã tem programa inédito de separação de lixo Ibiporã tem programa inédito de separação de lixo

Atualmente, um dos maiores desafios do planeta é reduzir e dar destino adequado às milhões de toneladas de lixo produzidas diariamente. Somente Ibiporã produz cerca de 30 toneladas de lixo por dia, que vão diretamente para o aterro que já está com a capacidade quase esgotada.

Com a intenção de preservar o meio ambiente e contribuir para a saúde pública dos cidadãos, o SAMAE, que recolhia o lixo reciclável nas residências, firmou contrato com a Kurica Seleta Ambiental S/A, que passará a fazer a coleta de todos os resíduos sólidos do município, visando não sobrecarregar o aterro controlado pela Autarquia.

A empresa, que vai cuidar do lixo domiciliar, iniciou recentemente uma campanha de conscientização da população para a separação do lixo, entre orgânico, rejeitos e recicláveis. Também elaborou uma escala para executar o recolhimento diretamente nas casas dos ibiporaenses que estão recebendo um panfleto explicativo do que é cada tipo de lixo e as respectivas datas de coleta na região em que moram.

O diretor presidente do SAMAE, Antonio Nadir Bigati , informou que o programa de separação do lixo é um projeto piloto que ainda está em fase de testes para a população.

O que a empresa está propondo é que se separe o lixo em três partes:

LIXO ORGÂNICO (outros sacos) - composto por restos de comida, cascas de frutas, verduras e sobras de alimentos que, através do processo de compostagem, irão virar adubo;

REJEITOS (saco cinza) - fraldas, papel higiênico, absorventes, papéis sujos e tudo que não puder ser reutilizado ou reciclado. Este volume irá para o aterro sanitário;

LIXO RECICLÁVEL (saco verde) - que o SAMAE já recolhia antes, que são os plásticos, vidros, metais, alumínio, papel e papelão, tudo que possa ser reutilizado.

A população está recebendo juntamente com o folder explicativo da campanha os sacos plásticos apropriados para cada tipo de lixo.

"O que se propõe é que, a exemplo de outras cidades, os ibiporaenses separem seu lixo para que a empresa responsável recolha na porta de sua casa, reduzindo assim a quantidade de lixo que irá para o aterro e contribuindo para a preservação do meio ambiente, que sempre foi um dos principais objetivos do SAMAE", afirmou Nadir.

A empresa Kurica Seleta, responsável pela coleta de lixo na cidade, disponibilizou um telefone para tirar dúvidas da população quanto ao novo programa de separação. É o 0800-4003013 (ligação gratuita).