Publicado em: 19/11/2009 07:30

Ibiporã lidera discussão sobre cargas perigosas

Ibiporã lidera discussão sobre cargas perigosas Ibiporã lidera discussão sobre cargas perigosas

A Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última segunda-feira (16/11), no Cine Teatro Pe. José Zanelli, o 1º Seminário Metropolitano de Transportes de Cargas Perigosas. Estiveram presentes diversas autoridades das áreas de segurança pública, transportes, saúde e meio ambiente.

A iniciativa de liderar esse processo de prevenção e capacitação sobre os cuidados necessários com produtos perigosos foi bastante elogiada pelas autoridades estaduais que compareceram. A representante do Conselho Estadual de Saúde, Malu Gomes, de Curitiba, disse que o governo municipal de Ibiporã está dando \\\"um exemplo para o Paraná e para o Brasil ao preocupar-se com a questão\\\".

O comandante da Polícia Rodoviária Estadual do Paraná, tenente-coronel João Francisco dos Santos Neto, parabenizou o prefeito José Maria e testemunhou que a maior dificuldade que a Polícia enfrenta ao fazer esse trabalho preventivo nas rodovias é justamente conseguir o envolvimento dos prefeitos com a causa. \\\"Muitos não dão a importância devida ao assunto e falham na fiscalização, daí ficam sujeitos a acidentes graves\\\". \\\"Já quando se coloca a prevenção em 1º lugar não sofremos depois com tanta gente nos hospitais e nos prontos-socorros\\\", acrescentou o coronel.

A secretária especial da Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina (Comel), Elza Correia, disse a José Maria: \\\"Sua iniciativa, prefeito, é uma demonstração pública do compromisso que tem de cuidar da saúde da sua população e também da população da região metropolitana. É um exemplo para o Brasil. Parabenizo o José Maria que tem demonstrado a todos o que é governar com responsabilidade\\\".

O delegado Sebastião Ramos, coordenador do Centro de Operações Conjuntas da Secretaria de Segurança Pública e do Grupo de Planejamento da Polícia Civil, destacou a importância do seminário ao lembrar que no Brasil 62% das cargas têm algum risco ao serem transportadas nas rodovias.

O prefeito José Maria, por sua vez, fez um breve relato do acidente ocorrido com o Césio 137 em Goiânia, quando o produto radioativo matou algumas pessoas e trouxe sérias seqüelas a outras que tiveram contato com o mesmo. \\\"Não queremos que um acidente como esse volte a ocorrer em Ibiporã ou em qualquer outro lugar do País. Por isso é que estamos discutindo prevenção e investimos pesado na capacitação dos nossos servidores. E a nossa secretária municipal Leilaine Furlaneto (da Saúde) passará essa preocupação e as decisões tiradas desse seminário também a outros municípios da região por meio do nosso grupo de Saúde da Amepar\\\", afirmou o prefeito - que é o vice-presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema.

Além dos citados, estiveram presentes à abertura a vice-prefeita Sandra Moya, os vereadores Carlos Pauletti e Maria do Sindicato, os comandantes locais da Polícia Militar, tenente Marcelo Barros do Nascimento, e do Corpo de Bombeiros, subtenente Saul de Lima, e os secretários municipais Cláudio Buzeti (Transportes e Obras) Valdecyr de Freitas (Indústria e Comércio).

Ao final do seminário seria redigida a \\\'Carta de Ibiporã\\\' para a criação de uma agenda objetivando a formulação de políticas públicas que visem à melhoria da qualidade de vida das populações que residem às margens de rodovias de perímetro urbano e rural. Também será assinado o Decreto de Criação da Defesa Civil Municipal.