Publicado em: 24/11/2009 11:15 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação - PMI

Conheça o Programa Antitabagismo de Ibiporã

Conheça o Programa Antitabagismo de Ibiporã Conheça o Programa Antitabagismo de Ibiporã

A Secretaria de Saúde do Estado do Paraná sancionou a nova Lei de Combate ao Fumo, a Lei Estadual n° 16.239, de 29 de setembro de 2009, que entrará em vigor no próximo dia 29 de novembro. Ela estabelece a proibição do consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, que produza fumaça e o uso de cigarro eletrônico \"em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados total ou parcialmente fechados em qualquer dos seus lados por parede, divisória, teto ou telhado, ainda que provisórios, onde haja permanência ou circulação de pessoas.\"

E com o objetivo de esclarecer a população de Ibiporã sobre os males que o cigarro causa, a Secretaria Municipal de Saúde vem a público divulgar o seu Programa Antitabagismo.

Tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina, amplamente reconhecido como uma doença epidêmica resultante da dependência de nicotina e classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no grupo dos transtornos mentais e de comportamentos decorrentes do uso de substancias psicoativas.

Essa dependência faz com que os fumantes e as pessoas que convivem com eles, se exponham continuamente a cerca de 4.720 substâncias tóxicas, fazendo com que o tabagismo seja causa de aproximadamente 50 doenças diferentes; principalmente as cardiovasculares tais como: hipertensão, infarto, angina, e derrame.

É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. O tabaco também causa impotência sexual

TRABALHO DE PREVENÇÃO EM IBIPORÃ

O Ministério da Saúde assumiu, através do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o papel de organizar o Programa Nacional de Controle de Tabagismo, que consiste em terapias em grupo para motivar fumantes a deixarem de fumar. O Município de Ibiporã aderiu ao programa e tem equipes capacitadas para desenvolver essas ações.

Essas terapias em grupo são divididas em quatro sessões, nas quais são esclarecidos os malefícios causados pelo tabaco, as vantagens ao deixar de fumar, tanto para a saúde quanto financeiramente. Inicialmente, faz-se a tentativa pelo aconselhamento, sendo que em alguns casos são prescritos e fornecidos medicamentos para auxiliar no tratamento da dependência.

As reuniões acontecem semanal, quinzenal e mensalmente, de acordo com o perfil do grupo. Mais informações no setor de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Paulo Frontin, 267, no CREMI.

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Só os fumantes não acreditam que são:
· Nove mortes por hora.
· 80 mil mortes por ano.
· 90% dos casos de câncer de pulmão.
· 80% dos enfisemas pulmonares.
· 25% dos infartos de miocárdio.
· 40% dos derrames cerebrais.
· 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas.