Publicado em: 30/12/2009 12:00 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social

Prefeito assina projeto de revitalização da Estação Ferroviária

Prefeito assina projeto de revitalização da Estação Ferroviária Prefeito assina projeto de revitalização da Estação Ferroviária

O prefeito José Maria assinou no último dia 29 a documentação técnica que libera o início da revitalização da Estação Ferroviária de Ibiporã, um projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura que obteve aprovação de recursos de aproximadamente R$ 1 milhão do Ministério do Turismo.

O recurso total é de R$ 1,088 milhão, sendo R$ 975 mil do Governo Federal e R$ 113 mil de contrapartida da Prefeitura. Em setembro estiveram em Ibiporã, o Ministro Paulo Bernardo e o Deputado André Vargas (autor da emenda parlamentar que garantiu o recurso), para doação de toda aquela área para o município, passo importantíssimo para a viabilização da obra.

A partir da assinatura da ordem de serviço, a Prefeitura terá um prazo de oito meses para a sua execução. “Pretendo entregar essa obra para a comunidade já em novembro de 2010”, avisou o prefeito José Maria.

A documentação técnica foi trazida pelo engenheiro Wilton Onishi, responsável técnico da Caixa pelos projetos de Ibiporã.

Onishi veio também fazer a primeira medição da obra da Praça Eugênio Sperandio, que fica em frente à Estação Ferroviária e que também recebeu verba do Governo Federal (cerca de R$ 100 mil) para a sua reforma.

A reunião teve a presença do secretário municipal de Planejamento, Julio Dutra, que fez a apresentação arquitetônica da obra. “Como é uma obra complicada, por se tratar de restauração de um patrimônio histórico, teremos dois engenheiros e um arquiteto da Secretaria de Planejamento fiscalizando a obra e acompanharem o trabalho”, adiantou.

Também participaram o engenheiro civil Luciano Pansardi, da empresa Construtec, que fez todos os projetos da Ferroviária, o secretário municipal de Obras, Cláudio Buzeti, e a engenheira Gimeri Calsavara.

CORREDOR HISTÓRICO E TURÍSTICO

A Praça Eugênio Sperandio, em conjunto com a Estação – que terá em seu interior um Museu do Café, centro de exposições, auditório e o Centro de Convivência da Terceira Idade – formarão um corredor histórico e turístico de grande interesse para os visitantes que vierem a Ibiporã e também local de resgate da memória do município, onde desembarcaram os primeiros pioneiros que aqui chegaram.