Publicado em: 08/01/2010 08:19

CUIDADO! A DENGUE NÃO TIRA FÉRIAS

CUIDADO! A DENGUE NÃO TIRA FÉRIAS CUIDADO! A DENGUE NÃO TIRA FÉRIAS

Combater a dengue não é uma tarefa fácil. Se não nos mobilizarmos, a dengue pode voltar a assustar Ibiporã. O excesso de chuvas e o calor, que têm sido característicos neste verão, favorecem a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. E o mosquito não tira férias. Pior: ele se reproduz mais rapidamente nesta época em que as pessoas tiram férias, devido ao clima e ao relaxamento nos cuidados.

\"Por isso, precisamos da ajuda de todos para evitar focos do mosquito e não deixar que uma epidemia de dengue chegue ao nosso município\", alerta a secretário municipal de Saúde, Leilaine Furlaneto Rodrigues. Ela adverte às pessoas que vão viajar, que vários municípios e capitais nos Estados do Sudeste, Nordeste e Norte do País \"estão com altos índices de infestação do mosquito e correm sérios riscos de serem picadas e contraírem a dengue\".

No Paraná somente as cidades com índice de infestação de focos inferior a 1% são consideradas com \"baixo risco\" de epidemia. A maioria dos municípios da região Norte - entre eles Londrina, Cambé e Ibiporã - estão com índices entre 1% e 3,9%, sendo consideradas de \"médio risco\", e portanto estão em estado de alerta.

Medidas simples desde que feitas todos os dias, geram bons resultados. Além de proteger a sua família você pode ajudar a sua comunidade. Conheça a seguir mais sobre a dengue e ajude-nos nesse combate. A hora de agir é agora!

As orientações a seguir são do manual de prevenção do Ministério da Saúde.

COMO PREVENIR

• Não deixe água parada sobre a laje de casa, nem em vasos de flor ou em qualquer objeto que possa acumular água.
  • Limpe as calhas de casa com freqüência, para evitar acúmulo de água.
  • Mantenha a caixa d\'água sempre fechada para evitar criadouros do mosquito.
  • Não acumule lixo, não jogue o lixo em terrenos baldios e mantenha as lixeiras sempre tampadas.

A DOENÇA

Dengue é uma doença infecciosa aguda e possui 4 sorotipos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). É transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti . Ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
   O quadro clínico é amplo, apresentando desde uma síndrome febril inespecífica até quadros graves como hemorragia, choque e às vezes óbito.
   É uma doença de notificação compulsória e sua forma grave é de notificação IMEDIATA.

A forma clínica clássica é conhecida como dengue clássica ou febre da dengue e a forma grave, febre hemorrágica da dengue.

DENGUE CLÁSSICA:

- Febre alta com duração de 2 a 7 dias
- Dor de Cabeça
- Dor no corpo e nas juntas
- Dor atrás dos olhos
- Manchas vermelhas pelo corpo

Para quem tem diagnóstico de dengue, deve ficar atento aos sintomas abaixo e procurar imediatamente um médico:

- Dores na barriga fortes e contínuas
- Vômitos persistentes
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
- Sede excessiva e boca seca

(Essas e outras orientações ficarão disponíveis permanentemente no site da Prefeitura de Ibiporã: www.ibipora.pr.gov.br. É só clicar no banner sobre a dengue na página inicial)