Trabalho

 

Publicado em: 11/01/2010 17:00

2010 será o ano da educação profissional


Whatsapp

 

2010 será o ano da educação profissional 2010 será o ano da educação profissional

   Os adolescentes e jovens de Ibiporã que sonham com boas oportunidades no mercado de trabalho ganharão de uma só vez a partir deste ano quatro novas escolas de formação vocacional e profissional.

   Duas foram conquistas da Administração Municipal junto aos governos estadual e federal. Outras duas são iniciativas do SESI e do SENAI, que implantarão unidades em Ibiporã após vários contatos feitos pelo prefeito José Maria com diretores estaduais do Sistema Fiep. Confira a seguir as obras:

 

CENTRO VOCACIONAL

Um é o Centro Vocacional Tecnológico do Trabalhador (CVTT), que será construído com verba do Ministério de Ciência e Tecnologia e será um investimento para o encaminhamento e qualificação dos jovens.

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

   Outra obra será uma das novas escolas profissionalizantes estaduais anunciadas semana passada pelo governador Roberto Requião para seis cidades do Paraná: Ibiporã, Londrina, Bandeirantes, Colorado, Maringá e Medianeira.

   Serão chamados de Centros de Educação Profissional - vinculados à Secretaria Estadual de Educação. O de Ibiporã já recebeu terreno da Prefeitura, adquirido pelo valor de R$ 330.500,00 e terá investimento de R$ 6 milhões para sua construção, recurso do programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal.

   O terreno onde funcionará o Centro Profissional Estadual ficará no Jardim San Rafael, numa região de Ibiporã próxima a grandes indústrias onde os alunos poderão estagiar.

 

ESCOLAS DO SENAI E SESI

   As outras duas escolas são de iniciativa do Sistema Fiep, que compreende o SESI, o SENAI e o SENAT. São a Escola Técnica do SENAI e o Colégio do SESI em Ibiporã. Para o Colégio do SESI inclusive já iniciaram os processos seletivos para a contratação de professores.

   As escolas do SENAI e SESI serão construídas na região do Conjunto Henrique Alves Pereira.