Publicado em: 10/02/2010 16:45

Farmácias recebem prazo para se adequar à nova lei da Anvisa

Farmácias recebem prazo para se adequar à nova lei da Anvisa Farmácias recebem prazo para se adequar à nova lei da Anvisa

O evento, realizado no Cine Teatro Municipal Pe. José Zanelli, foi promovido pela Prefeitura de Ibiporã, através da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.

Para informar aos presentes sobre as nova regra, a Prefeitura convidou o vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF) do Paraná, Dennis Armando Bertolini, que veio de Curitiba especialmente para o evento. Ele apresentou a Resolução nº 44 da Anvisa e a Instrução Normativa nº 9, ambas de agosto de 2009, que restringem os produtos que podem ser vendidos nas farmácias.

\"A partir deste ano as farmácias não poderão mais comercializar produtos alimentícios e bebidas, como vinham fazendo. Ficarão apenas com os produtos próprios de drogaria\", informou a farmacêutica da Vigilância Sanitária de Ibiporã, Denise Menezes.

A nova lei entra em vigor no dia 18 de fevereiro, mas a Secretaria de Saúde de Ibiporã irá dar mais um mês de prazo para que as farmácias esgotem seus estoques e retirem esses produtos das prateleiras. \"Daí a partir de 17 de março, iniciaremos as inspeções e recolheremos os produtos caso ainda estejam nas farmácias\", disse Denise.

Compareceram à cerimônia de abertura - além do dirigente do CRF - o prefeito José Maria, o reitor da UEL, Wilmar Marçal; a diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Toshiko Konagai Eik; a coordenadora da Vigilância Sanitária, Cíntia Novais; a vereadora Maria Romana e a representante da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Márcia Olavo.