Publicado em: 25/02/2010 13:49

CAIC e mais 6 escolas em reforma

CAIC e mais 6 escolas em reforma CAIC e mais 6 escolas em reforma

Prefeitura investe mais de R$ 1 milhão em reformas e ampliações de escolas. O CAIC é uma delas. Após um longo período sem reforma, o CAIC, que atende a uma população numerosa, está ganhando novos muros e passarelas

A Administração Municipal de Ibiporã está investindo desde o início de ano mais de R$ 1 milhão em reformas e ampliações de escolas para oferecer mais conforto e melhores instalações para os alunos. As que tiveram maior injeção de recursos foram a Escola Almerinda do Nascimento (no Jardim Éden), com investimento de R$ 340 mil; e o CAIC Alberto Spiaci (na Vila Esperança), com R$ 319 mil em obras. A partir desta edição da Tribuna, informaremos detalhes sobre as obras para que a comunidade tenha conhecimento.

Nesta semana, o destaque é para CAIC, que há tempos estava precisando de uma reforma. Com o objetivo de oferecer maior conforto e segurança aos alunos, aos professores e à comunidade que utiliza o espaço, o CAIC está recebendo várias melhorias.

Todo o perímetro da escola está recebendo um muro reforçado de 2,20 m de altura. No início desta semana, já havia sido concluído o muro na lateral esquerda e também dos fundos da escola.

Só falta terminar os muros da frente e do lado direito, que faz divisa com as casas da Vila Esperança. Neste local será construída uma guarita, pois haverá uma entrada alternativa para os alunos e para a comunidade pela Rua Saltinho. No total, serão 554,5 metros de muro.

MAIS SEGURANÇA E ORGANIZAÇÃO

\"Com os muros, vamos evitar que pessoas entrem sem autorização na escola, como ocorria antes com freqüência. Os vândalos cortavam o alambrado com alicates e adentravam a escola para praticar furtos e outras coisas. Isso já não haverá mais, e nem cachorros andando pelo colégio, pois eles entravam e saíam pelos buracos do alambrado. Agora esse problema está resolvido de vez\", enfatiza a diretora geral do CAIC, Leonir Aparecida Pedro, que na oportunidade agradece o prefeito José Maria.

Outra obra importante são as várias passarelas interligando os blocos e a entrada principal, que evitarão que os alunos se molhem em dias de chuva ou fiquem expostos ao sol, como ocorria antes. Feitas de forma econômica, mas eficientes, as passarelas foram construídas com colunas de concreto e PVC sustentando uma cobertura de telhas de \'fribrocimento\'. Uma solução simples e barata que resolveu um problema que os alunos enfrentavam há 16 anos, desde o CAIC foi fundado.

ABRIGADOS DA CHUVA E DO SOL

\"Antes, em dias de chuva, eles (alunos) saíam correndo para ir de um bloco para o outro e \'perigando\' se machucar. Agora não tem mais isso, além de ter aumentado a área coberta para os horários de recreio\", aponta Leonir. Outra grande vantagem será proteger da chuva os alunos que estão à espera do ônibus em frente ao bloco de entrada. Foi feita uma passarela que vai da porta principal até o portão de saída.

No total, já foram construídas três passarelas: uma na entrada, outra ligando o bloco A ao bloco B (onde ficam a bilbioteca e os espaços de trabalhos e de teatro), e outra ainda ligando ao ginásio de esportes. Uma quarta interligará o Centro de Educação Infantil do CAIC ao ginásio. O investimento total da Prefeitura na obra é de R$ 319 mil.

NOVAS ESCOLAS

O CAIC sempre abrigou uma comunidade escolar numerosa, pois tem que atender toda a demanda da Vila Esperança, do Jardim Municipal, Vila Verde e dos novos bairros construídos na região, como Pedro Morelli, Kaluana, Azaléia, Agenor Barduco e Sebastião Sarábia.

Mas a partir deste ano, a comunidade já começa a vislumbrar novas instalações, uma vez que estão aprovadas as construções de um Colégio Estadual na Vila Esperança e uma escola municipal no Conjunto Afonso Sarábia, o que irá desafogar um pouco a concentração de alunos no CAIC, que abriga uma escola e uma creche municipais, além de uma escola estadual. Nas próximas edições abordaremos as reformas em outras duas escolas e em quatro Centros de Educação Infantil.