Cultura e Turismo

 

Publicado em: 24/03/2010 11:15

Trem Pé-Vermelho


Whatsapp

 

Trem Pé-Vermelho Trem Pé-Vermelho

A aplicação da pesquisa de viabilidade da implantação do trem de passageiros na região de Londrina - o 'Trem Pé-Vermelho' - foi o assunto de uma reunião realizada em Maringá, no último dia 26. 

O objetivo foi dar andamento aos estudos e preparativos para a pesquisa de campo com vistas à implantação do trem de passageiros do eixo que vai de Ibiporã a Paiçandu (no Noroeste), passando por Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Marialva, Sarandi e Maringá.

Entre os dias 22 e 31 de março será realizada a pesquisa de campo que fará parte do estudo de viabilidade para a construção do Trem Pé-Vermelho. Serão realizadas 40 mil entrevistas nos treze municípios futuramente beneficiados pelo Trem Pé Vermelho. Também será feito um levantamento da situação econômico-social da região e uma avaliação da demanda por este tipo de transporte.

O trem que se pretende adotar é o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), um misto de metrô e ônibus. Segundo o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, "será um trem moderno, um veículo leve sobre trilhos para a nova realidade urbana e não o retorno dos velhos trens que ainda vivem na memória coletiva da população e que serviram como importantes instrumentos de transporte nos primórdios da colonização da região", explica.

Após a realização da pesquisa, será criada uma secretaria executiva do grupo de trabalho na sede da Coordenadoria da Região Metropolitana de Maringá. Em seguida, os resultados serão apresentados à sociedade e encaminhados aos governos estadual e federal.