Publicado em: 27/09/2012 11:52

Atividades de atenção à ‘Doce Idade’

Atividades de atenção à ‘Doce Idade’ Atividades de atenção à ‘Doce Idade’

O público da terceira idade de Ibiporã está recebendo uma atenção especial esta semana em razão dos eventos da Semana Nacional do Idoso. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está promovendo, desde terça, dia 25, eventos de orientação, promoção da saúde e confraternização que integram o programa ‘Doce Idade’.
   A abertura foi dia 25, no auditório ao lado da antiga Estação Ferroviária, com apresentação de dança flamenca com um grupo de mulheres da terceira idade da Companhia de Dança Flamenca, de Londrina.
   Na sequência, duas palestras de orientação à saúde para os idosos: uma com geriatra Francisco Osvar Martins, da rede municipal de saúde de Ibiporã, e outra com Silvana Cardoso e Souza, professora de Educação Física do SESI/ Londrina, sobre os benefícios da atividade física na terceira idade. O dia foi encerrado com um café no Museu.
   “A pessoa idosa tem muito conhecimento e lições de vidas para passar aos mais novos. Nosso objetivo com essa palestra é ajudá-los a viver melhor, a enxergarem seu potencial. O mais importante é conviver, é estar junto com os outros, não se isolar. Porque muitos problemas mentais ou físicos parece que diminuem só com o fato de se conviver com as outras pessoas”, afirmou o médico Francisco Martins.
   Já a professora Silvana Souza falou sobre a importância da dança e da atividade aeróbica. “Ela (dança) é uma ótima atividade física e também contribui para a socialização. Se o idoso utilizar a dança como atividade física, terá os mesmos benefícios à saúde de uma caminhada, por exemplo, pelo fato de ser uma atividade aeróbica. E é algo que faz bem para o corpo e a alma”, ensina ela.
   Nesta quinta-feira (27), está havendo recreação com almoço na ASMI; e na sexta, missa de ação de graças na Igreja Matriz, às 19 horas..
   “Essas orientações e ações de integração social e cultural que promovemos fazem parte da nossa política da assistência social voltada à terceira idade, que visa promover a qualidade de vida dos idosos como um todo”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins.