Cultura e Turismo

Publicado em: 02/10/2012 13:52

Instrutor de desenho da Fundação Cultural de Ibiporã expõe pinturas

Instrutor de desenho da Fundação Cultural de Ibiporã expõe pinturas Instrutor de desenho da Fundação Cultural de Ibiporã expõe pinturas

Retratos e Autorretratos”, do artista plástico e instrutor de desenho da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), Adriano Bueno, é a nova exposição que pode ser conferida no saguão do Cine Teatro Pe. José Zanelli. São oito telas em acrílica sobre tela e madeira, pintadas entre 2008 e 2010.

Bueno comenta que sempre teve facilidade com o desenho de observação, principalmente de figuras humanas. “Os autorretratos foram as minhas primeiras experimentações com o estudo do instante. As telas, pintadas em frente ao espelho, em ambientes fechados e com luz artificial, caracterizam-se por pinceladas rápidas. O suporte (madeira) foi escolhido pela sua facilidade e durabilidade”, explica. De acordo com o artista plástico, a sua maior influência nestes trabalhos foram os autorretratos do pintor holandês Vincent van Gogh.

Já os retratos, pintados sobre tela, demonstram a evolução do artista no estudo da pintura. “Três das quatro telas foram apresentadas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na minha graduação em Artes Visuais pela UEL. Como a proposta era o estudo da luz, primeiro fotografei os meus modelos. Nas telas, confeccionadas por mim, fiz o desenho estrutural a carvão para depois pintar”, detalha Bueno. O pintor holandês Rembrandt e o artista plástico  catarinense Rodrigo Cunha foram as maiores influências do artista nestes trabalhos.

A exposição integra a agenda cultural do “Arte no Saguão”, projeto do Governo Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação Cultural, que visa promover e divulgar os trabalhos dos nossos artistas locais. “Temos vários artistas anônimos que não têm esta oportunidade e de uma forma diferente, transformamos o saguão do Cine Teatro em uma galeria,  expondo os trabalhos para todo o público que vem prestigiar os eventos no local”, argumenta o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra.

A exposição “Retratos e Autorretratos” pode ser conferida até o dia 17 de outubro no saguão do Cine Teatro Pe. José Zanelli (Av. Dom Pedro II, 368), com entrada gratuita. Mais informações pelo fone (43) 3178-0216.