Publicado em: 05/10/2012 08:49

Centenas de pessoas participaram da 6ª Primavera dos Museus

Centenas de pessoas participaram da 6ª Primavera dos Museus Centenas de pessoas participaram da 6ª Primavera dos Museus

História, memória, arte, cultura. Ibiporã participou intensamente da 6ª Primavera dos Museus, que aconteceu de 24 a 30 de setembro, no Museu do Café, prédio da antiga estação Estação Ferroviária. Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão do Ministério da Cultura, o evento é nacional (este ano reuniu mais de 800 instituições) e buscou mobilizar os museus a desenvolverem programações especiais em torno do tema “A Função Social dos Museus”. Em Ibiporã, o evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A programação em Ibiporã contou com ações educativas, apresentações artísticas, oficinas, palestras e visitas guiadas. Um dos pontos altos da Semana foi o “Encontro com os Pioneiros”, realizado no dia 26 de setembro. Cerca de 100 pioneiros, recepcionados com café da tarde e música, visitaram o acervo permanente do espaço e a exposição de esculturas confeccionadas pela professora Maria Aparecida dos Santos e alunos da oficina de cerâmica da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI). Outro destaque foi um passeio pelos museus de Londrina e região no dia 29 de setembro. O grupo de 36 pessoas visitou o Museu do Café, o Museu Histórico de Jataizinho, Museu de Cambé, Museu da Sociedade Rural do Paraná, Museu Madre Leonia Milito, Museu de Arte de Londrina e Museu Histórico Pe Carlos Weiss. “Todos adoraram o roteiro e sugeriram que a próxima caravana seja pelos pontos turísticos da cidade”, revelou uma das coordenadoras do Museu do Café, Lilian Mara de Godoi.

O Museu do Café também sediou parte da programação da Semana Nacional do Idoso. Apresentação de dança flamenca, palestras de orientação à saúde e atividades de integração social e cultural foram algumas das atividades realizadas. No dia 28 o Grupo de Teatro Doce Idade, do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), apresentou no anfiteatro do museu o espetáculo “Janelas da Vida”, primeira produção do grupo, que estreou dia 16 de setembro.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, fez um balanço positivo do evento. “Centenas de visitantes e participantes vivenciaram o que é um museu moderno, que reúne histórias e atividades artísticas. Em nossa programação, tivemos visitas, dança, teatro, exposição de arte... certamente cumprimos a proposta deste ano, que era a de propagar a Função Social dos Museus”, argumentou. “Por tratar-se da ‘Primeira Primavera’ do Museu do Café o resultado foi surpreendente. Um grande público prestigiou a programação e tivemos também muitos moradores da região interessados em conhecer a nossa história”, concluiu Mídiã Olak Martins, da coordenação do espaço.