Publicado em: 10/10/2012 13:32

Instrutor de Libras da rede municipal será o 1º vereador surdo

Instrutor de Libras da rede municipal será o 1º vereador surdo Instrutor de Libras da rede municipal será o 1º vereador surdo

O instrutor de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da rede municipal de ensino de Ibiporã, Lucas Keller Botti, 31 anos, que é surdo, foi eleito vereador em Ibiporã no último domingo, com 742 votos. Ele foi o 6º mais votado entre mais de 110 candidatos. A expressiva votação de Lucas foi surpresa na cidade.

Fica agora a expectativa quanto a seu mandato e quanto às adequações que a Câmara Municipal pode vir a adotar em 2013, como por exemplo, manter um intérprete nas sessões.

TRAJETÓRIA DE SUPERAÇÃO

Lucas aprendeu a se comunicar por meio de leitura labial, numa época em que não havia o método de Libras. Formou-se em Pedagogia e se especializou em Educação Especial. Foi o primeiro instrutor de Libras concursado do Paraná e hoje é instrutor do Caesmi (Centro Municipal de Atendimento Especializado à Surdez de Ibiporã).

A diretora do Caesmi, Ivete Semprebom, que acompanha há anos sua história de superação, enfatiza que ele é um surdo "atuante, capacitado e inteligente", um exemplo a ser seguido por todos.

Lucas é casado com a professora da rede municipal Paula Botti (que dá aulas na Escola Castelo Branco, na Taquara do Reino) e têm um filho de 4 anos.

O Caesmi integra a estrutura da Secretaria Municipal de Educação e realiza várias atividades com alunos surdos, alguns totais e outros parciais.

Paralelamente ao Caesmi, há o trabalho executado na cidade pela APASI (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã), que oferece cursos à comunidade com o objetivo de formar instrutores de Libras para atuarem em escolas, órgãos públicos e empresas, e assim se comunicarem com pessoas que tenham deficiência auditiva.

O telefone de contato do Caesmi para mais informações é 3178-0263.