Cultura e Turismo

Publicado em: 16/10/2012 10:24

8º Festibi terá 12 espetáculos em novembro

8º Festibi terá 12 espetáculos em novembro 8º Festibi terá 12 espetáculos em novembro

O 8º Festival de Teatro de Ibiporã (Festibi) será realizado entre os dias 12 e 23 de novembro, no Cine Teatro Pe. José Zanelli. Este ano, serão apresentados 12 espetáculos, com a participação de escolas, grupos da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI) e também grupos independentes. O Festibi é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A abertura oficial será no dia 15, com o espetáculo ‘Filhote de Espantalho’, do grupo de teatro infanto-juvenil da FCI. Já a noite de encerramento e premiação do 8º Festibi será abrilhantada pela apresentação da peça ‘Janelas da Vida’, do projeto ‘Doce Idade’, do Centro de Convivência dos Idosos (CCI).

No dia 19 de outubro haverá um workshop para diretores e professores dos grupos. Segundo o coordenador da atividade, o professor de teatro da FCI, Eduardo Tomazini, o objetivo é identificar as necessidades e dificuldades de cada grupo no processo de montagem dos espetáculos. “Posteriormente, serão agendados monitoramentos com os profissionais da FCI para esclarecer eventuais dúvidas e problemas técnicos que possam surgir”, complementou Tomazini.

As peças participantes serão julgadas por uma comissão formada por profissionais da área cultural e terão, como nos anos anteriores, duas apresentações no dia - a primeira às 14 horas, destinada à comunidade escolar, e a segunda às 19 horas, para a comunidade em geral. As escolas concorrerão aos troféus de melhor ator, melhor atriz, melhor coadjuvante, cenário, direção, figurino, maquiagem e sonoplastia.

Segundo o Secretario de Cultura e Turismo e Diretor da Fundação Cultural de Ibiporã, Julio Dutra, a intenção do Festibi é encontrar e despertar novos talentos e oportunizar espaço para eles nos cursos permanentes que a administração oferece através da Fundação Cutural. “Hoje contamos com 540 alunos nos nossos cursos, muitos dos quais iniciaram em atividades como o Festibi e outros projetos em escolas e bairros”, informa o secretário.

Confira a agenda do Festival de Teatro de Ibiporã

12/11
Peça O Poço, do grupo independente de Ibiporã Ao Quadrado.

13/11
Peça A Livraria Mágica da Escola do Jardim San Rafael com o grupo A Fantasia.

14/11
Peça O Lixo/o nariz com o grupo teatral da Escola Educativa.

15/11
Abertura oficial do Festiba com a peça Filhote de Espantalho do curso de teatro da FCI.

16/11
Peça Tesouro de Emília com o grupo Xereta, da Escola Municipal Sebastião Luiz de Oliveira.

17/11
Peça A Caixa de Brinquedos com o grupo Se Melhorar, Estraga, da Escola Estadual Unidade Pólo.

18/11
Peça A Fantástica Escola de Magia e Bruxaria Ibipamagic com o grupo Olávo Bilac do Colégio Estadual Olávo Bilac.

19/11
Peça A Encomenda com o grupo Alvará de Loucura, da Escola Estadual Unidade Pólo.

20/11
Peça As Moranguinhas com o grupo Arteiros em Ação, da Escola Municipal Prof Carlos Augusto Guimarães.

21/11
Peça O Livro da Vida com o grupo Metanóia, do Espaço Vida.

22/11

Peça Dona Baratinha com o grupo Fazendo Arte da Escola Municipal Prefeito Alberto Spiaci.

23/11
Encerramento e premiação Festibi 2012, com a peça Janelas da Vida, do grupo do CCI pela FCI.