Publicado em: 29/11/2012 08:18

Alunos do Ceforma encantam público na apresentação de encerramento

Alunos do Ceforma encantam público na apresentação de encerramento Alunos do Ceforma encantam público na apresentação de encerramento

Depois dos talentos teatrais foi a vez dos talentos musicais de Ibiporã subirem ao palco. O Cine Teatro Pe. José Zanelli ficou lotado na noite desta segunda-feira (26) para a apresentação de encerramento das atividades de 2012 da Escola de Música da Fundação Cultural de Ibiporã (Ceforma). No palco, 50 alunos dos cursos de violão, guitarra, bateria, teclado e piano mostraram toda a sua técnica e virtuosismo executando desde clássicos da música erudita até pop rock nacional. A audição, que priorizou a prática de conjunto, integrou as comemorações pelos 65 anos de Ibiporã. Também houve a participação especial de professores do Ceforma e músicos convidados.

Os cursos de música do Centro de Formação Musical e Artes Mário de Menezes (Ceforma) fornecem aos alunos recursos técnicos (práticos e teóricos) que são utilizados para a execução e interpretação do repertório popular em qualquer situação, como instrumentista. Percepção musical, história da música e prática de conjunto são algumas das disciplinas dos cursos.

Atualmente, 150 alunos frequentam os cursos regulares do Ceforma. “A escola de música da FCI tem uma proposta diferenciada que é a prática de conjunto, onde o aluno além de aprender o instrumento, também aprende a tocar em grupo. Com isso, desperta em cada um a “vontade” de prosseguir com a música pelas suas possibilidades, seja em duplas, trios e até mesmo o conceito de bandas. Assim como outras atividades da Fundação, o Ceforma tem descoberto e despertado muitos talentos”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo e diretor presidente da FCI, Júlio Dutra. O prefeito José Maria Ferreira ressaltou a importância dos investimentos municipais na formação artística de crianças e jovens. “O poder público investe e continuará investindo no apoio a estes talentos que tanto engrandecem o Município”, assegurou o prefeito. A vice-prefeita Sandra Moya elogiou a qualidade das apresentações. “Fico feliz de nos encontrarmos para este momento tão bonito, preparado com carinho pelos professores e com a presença de pais e amigos que certamente sentem orgulho deste momento ímpar e que ficará marcado na vida de todos eles”, comentou.

A direção musical do espetáculo foi dos professores Alexandre Reis (bateria), Marco Tureta e Domingos Santos (violão e guitarra) e Janne Machado (piano e teclado). Direção artística Júlio Dutra.