Publicado em: 11/03/2013 11:56

Primeira-dama é paraninfa de formandos da UEL

Primeira-dama é paraninfa de formandos da UEL Primeira-dama é paraninfa de formandos da UEL

A primeira dama de Ibiporã, Eliana Eik Borges Ferreira, foi paraninfa dos formandos em Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que concluíram a graduação no ano de 2012. Ela informou que já foi convidada a ocupar esta posição antes em turmas de escolas que lecionou e também na UEL por três vezes.

Perto de se aposentar, Eliana disse que foi um presente receber novamente o convite. “Eu recebi um presente de Deus, porque estou encerrando a minha carreira como docente da UEL, acredito que me aposentarei em 2014. Foi uma turma excelente e eu estou muito feliz por ter sido convidada, é uma homenagem muito significativa”, comentou.

Eliana contou ter sido indicada também por outra de suas turmas que concluiu a universidade no ano passado. Ela destacou que ser escolhida para uma posição como esta é uma deferência. “Nós somos em média 80 professores no departamento. Ao longo da formação as turmas devem passar por pelo menos 35 professores e você ser escolhido é uma deferência, representa que você tem cumprido o seu papel e o realizado com qualidade. Isso tem uma grande importância para nós”, ressaltou.

Eliana concluiu que é uma alegria participar deste momento tão importante na vida dos formandos e que sua preocupação como profissional de educação é fazer a diferença na vida das pessoas.

Confira a mensagem que a Professora deixou aos seus alunos:

"Caríssimos formandos e formandas, primeiramente gostaríamos de afirmar da nossa gratidão por esta homenagem e o quanto ela representa para cada uma de nós. Sentimento do dever cumprido, orgulho pela profissão de Educadoras, e uma responsabilidade ainda maior nesse rico e profícuo contato com nossos alunos e alunas.

Ao refletir sobre a importância desse momento para cada um de vocês, me vem à cabeça a história da formiga. Continuamente ela prepara sua “casa”, armazena os alimentos e trabalha muito. Assim é o educador, está sempre se preparando ou preparando suas ações, organizando, construindo, com o olhar voltado às possíveis mudanças, atento às inovações, trabalhando sempre.

Por isso acreditamos que ao invés de dizer que vocês se formaram, podemos dizer com alegria e orgulho que concluíram uma etapa importante de suas vidas, que é a graduação em Pedagogia, parte essencial na formação do Educador, este em constante formação.

Como Guimarães Rosa dizia: “O animal satisfeito dorme”. Esta fala do grande escritor nos conduz a refletir sobre o risco de nos acomodar por acreditar que já estamos prontos, pois a satisfação pode nos impedir de buscar novos desafios, romper barreiras, superar nossas próprias limitações, pois afinal de contas estamos em contínua formação, não estaremos nunca prontos, e talvez, seja exatamente esta inquietude, a beleza e o fascínio da vida.

O conhecimento abre enormes possibilidades ao ser humano, é flexível, pode ser enriquecimento a partir de cada nova vivencia, de cada novo encontro, de cada leitura e releitura, fascinando e enriquecendo a vida de cada um de nós.

Para isso é preciso sonhar e buscar um mundo melhor, com uma educação preocupada com a criança, com o adolescente, com o ser humano. Sonhar com uma Educação não apenas voltada para o conhecimento, mas para o desenvolvimento afetivo, de valores morais e sociais. Os sonhos nos mantêm vivos, alertas, nos incitam a criar, a inovar, recriar e mudar.

Sendo assim, desejamos que vocês estejam em constante formação, sonhando e construindo  um mundo melhor, mais justo, a partir das ações de Educadores e cidadãos conscientes e comprometidos.

Um caloroso abraço com a certeza de que vocês farão diferença e o melhor onde quer que estejam."

Professora Eliana Eik Borges Ferreira.