Publicado em: 03/04/2013 11:51

Inscrições para o Projovem Trabalhador continuam abertas

Inscrições para o Projovem Trabalhador continuam abertas Inscrições para o Projovem Trabalhador continuam abertas

O curso de qualificação profissional Projovem Trabalhador, do Programa de Qualificação Social e Profissionalizante do Ministério do Trabalho, ainda está com inscrições abertas e oferece 21 vagas para jovens de 18 a 29 anos, que estiverem desempregados. No total, serão ofertadas 110 vagas em cursos de qualificação profissional para jovens com maior vulnerabilidade social frente ao mercado de trabalho.

Os cursos nas áreas de Móveis e Madeira, Administrativo e Têxtil e Confecções estão com vagas em aberto e têm duração de seis meses. As aulas serão realizadas no Centro de Qualificação Profissional e o início está previsto para a segunda quinzena de abril.

O lançamento oficial do programa ocorrerá no dia 15 de abril, às 19h30, em local a ser definido. A aula inaugural contará com a presença de autoridades municipais, jovens inscritos no programa, pais e empresários apoiadores da iniciativa.

Segundo a secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo, o objetivo do Projovem Trabalhador é qualificar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho. É a segunda vez que o Projovem é executado em Ibiporã. “Da primeira vez, em 2010, 36% dos jovens que foram capacitados pelo programa conseguiram se inserir no mercado de trabalho” informa.

Os pré-requisitos exigidos para se matricular no programa é ter entre 18 e 29 anos, estar desempregado e ter Ensinos Fundamental e Médio completos ou pelo menos estar cursando. Além disso, é preciso ter renda familiar de até um salário mínimo por pessoa. Durante a formação, o aluno receberá uma bolsa-auxílio de R$600, além de transporte e lanche.

“Ao final da capacitação, temos o compromisso de inserir no mercado de trabalho no mínimo 30% dos alunos que concluírem a qualificação”, assegura Lourdes. O Projovem tem incentivo do Ministério do Trabalho em parceria com a Prefeitura Municipal e é desenvolvido através da Secretaria Municipal do Trabalho.

Os interessados devem realizar sua inscrição diretamente na Agência do Trabalhador, levando documentos pessoais, além de carteira profissional e comprovante de residência e de escolaridade. A agência está localizada na Avenida Dom Pedro II, nº 294, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Mais informações pelos telefones 3178 0223 e 3258 1375.