SAMAE

Publicado em: 12/04/2013 09:41

Ibiporã terá 500 lixeiras instaladas pela cidade

Ibiporã terá 500 lixeiras instaladas pela cidade Ibiporã terá 500 lixeiras instaladas pela cidade

A Administração Municipal está fazendo a parte dela para manter a cidade limpa e organizada. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) iniciou há um mês a instalação de 140 lixeiras na área central de Ibiporã. Segundo o diretor presidente do Samae, Claudio Buzeti, até o final do mês todas estarão instaladas em pontos estratégicos da área central da cidade, tais como esquinas, pontos de ônibus e locais de maior aglomeração de pessoas. “Até o final do ano serão 500 instaladas em toda a cidade. Esse projeto que ajudará na coleta e separação do lixo”, informa Buzeti.

De acordo com o diretor presidente, as novas lixeiras, adquiridas através de licitação, são de metal e possuem três compartimentos para resíduos orgânicos, reciclados e rejeitos e feitas de um material mais resistente às depredações. “Elas são mais baixas, para facilitar o acesso das crianças, e a parte fixada no solo é maior para dificultar atos de vandalismo”, explicou Buzeti. O projeto teve a colaboração da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Planejamento.

O diretor de Meio Ambiente, Diógenes Magri, ressalta a preocupação da administração municipal em destinar corretamente o lixo não somente nas residências, mas também nas vias públicas. “A consciência ambiental da população é muito importante. Por exemplo, ao misturar lixo orgânico com o reciclável, o material se contamina e perde sua qualidade e valor, diminuindo a classificação. Por isso, é fundamental que o cidadão jogue o lixo no compartimento correto”, reforça Magri. Ele também acrescenta a preocupação com os atos de vandalismo, visto que, por serem de boa qualidade, o custo das lixeiras é alto. “Não adianta disponibilizarmos toda uma estrutura se a população não ajudar a zelar pelo mobiliário urbano”, comenta.

O prefeito José Maria Ferreira destaca que a instalação das lixeiras reforça a preocupação da administração em ter uma cidade limpa e organizada. “São lixeiras com separadores, excelente design e de fácil visibilidade para que o morador possa depositar o lixo adequadamente. O prefeito também reafirma a importância da população colaborar. “É um investimento alto e que demanda grande esforço de nossa estrutura para deixar Ibiporã mais bonita e habitável. “Sempre digo que o poder público organiza e limpa, mas quem deve zelar por sua cidade é o cidadão. Portanto, vamos jogar o lixo no lixo!”, finaliza.

SAIBA MAIS:

São produzidas 49,9 toneladas de lixo diariamente em Ibiporã.
Veja pelas categorias:

Orgânico: 34,3 toneladas/dia