Publicado em: 06/05/2013 14:03

Ibiporã comemora Dia do Trabalho com Mutirão do Trabalhador

Ibiporã comemora Dia do Trabalho com Mutirão do Trabalhador Ibiporã comemora Dia do Trabalho com Mutirão do Trabalhador

Ibiporã comemorou o Dia do Trabalhador com uma grande ação coletiva, disponibilizando dezenas de serviços gratuitos à população. Na sexta-feira (03), foi realizada a terceira edição do Mutirão do Trabalhador, promoção da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal do Trabalho Emprego e Economia Solidária e da Agência do Trabalhador. “Foi um dia da cidadania, uma forma de homenagear e reconhecer os trabalhadores pela sua contribuição ao desenvolvimento econômico e social do município”, explicou a secretária municipal do Trabalho, Lourdes Narcizo.

Com o apoio de parceiros (Senai, Senac, Banco do Brasil, Sintracom, Caixa Econômica Federal, Secretaria Municipal de Saúde, Previdência Social e Instituto Mix, Facesi) e envolvimento da equipe de servidores, foram disponibilizados vários serviços como: entrevistas de emprego, dicas sobre empregabilidade e oficina de montagem de currículo, orientações jurídicas e previdenciárias, emissão de carteira de trabalho, inscrição para cursos oferecidos pela Prefeitura e parceiros, apresentação do microcrédito para empreendedores e microempresários, emissão de CPF, consulta ao PIS, atendimento a saúde com aferição de pressão arterial e teste de glicemia e serviços de beleza (corte de cabelo, massagem, design de sobrancelha, maquiagem).  Apenas neste dia foram ofertadas 244 vagas de emprego e 238 em cursos de qualificação.

“A nossa administração tem um olhar respeitoso, carinhoso e comprometido não apenas com o presente, mas também com o futuro de Ibiporã. Ações como esta mostram a nossa preocupação com o mercado de trabalho e a qualificação profissional. Parabéns a todos os trabalhadores. Sem o trabalho não construiremos uma nação que possa fazer jus a sua grandeza”, comentou o prefeito José Maria Ferrreira.

Parceiro do Município há mais de 10 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) ofereceu orientação profissional e divulgou o portfólio de cursos da instituição durante o evento. “Ibiporã é referência em ações afirmativas para o trabalhador. Muitas vezes encaminhamos profissionais de Londrina para vagas e cursos ofertados aqui. Parabéns à administração pelo belíssimo trabalho”, elogiou o coordenador de educação do Senai-Londrina, Roberto Oliveira.

A secretária do Trabalho informou que, por meio do Mutirão do Trabalhador, o município conseguiu a adesão permanente da Previdência Social, que oferecerá consultoria mensal aos moradores de Ibiporã, mediante agendamento, evitando, assim, o deslocando até uma agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Londrina.

A vice-prefeita Sandra Moya lembrou da preocupação da Administração com a inserção da mulher no mercado de trabalho. “Como as mulheres estão em situação mais vulnerável no mercado de trabalho, pedimos às empresas que priorizassem as vagas destinadas a elas”, afirmou. Enquanto a Agência do Trabalhador não abria, Lídia Ishikawa aproveitou os serviços de beleza ofertados durante o mutirão. “Voltei a morar na cidade há apenas quatro meses e tenho várias experiências profissionais. Como sou bem versátil minha expectativa é sair daqui hoje empregada”, afirmou.

Desempregada há quatro meses, Ana Paula Aguiar aproveitou a orientação dos acadêmicos de Administração da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados (Facesi) para elaborar o currículo. “É a primeira vez que participo do mutirão e acho a iniciativa muito boa. Creio que com as dicas que recebi aqui terei mais oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou. Desempregado há dois meses e com uma filha pequena, Felipe Nascimento Cardoso era um dos primeiros da fila para conhecer as vagas disponíveis durante o mutirão. “Estou muito esperançoso de me encaixar em alguma vaga. Morava em São Paulo e lá não vi uma iniciativa como esta”, elogiou.